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Natto, o superalimento japonês que parece muco e cheira mal

Os japoneses h√° tempos consideram o natto um alimento supernutritivo, mas seu cheiro de am√īnia e a consist√™ncia viscosa tornam o prato pouco apetitoso para muitos.

Por Palmir Cleverson Franco em 08/09/2020 às 20:36:37

Absolutamente todos os dias, minha m√£e de 65 anos prepara um prato que, para muitos, tem cheiro e gosto nojentos. Natto (ou natô) é um alimento tradicional japon√™s feito de soja fermentada. Tem um cheiro semelhante ao da amônia e uma consist√™ncia semelhante à do muco, o que o torna um produto que divide opini√Ķes, mesmo entre pessoas que j√° cresceram consumindo-o.

Em muitas casas no Jap√£o, o natto é indispens√°vel — Foto: Getty Images/Via BBC

Em muitas casas no Jap√£o, o natto é indispens√°vel — Foto: Getty Images/Via BBC

Uma pesquisa de 2017 feita pela Nifty, uma provedora japonesa de serviços online, descobriu que cerca de 62% dos japoneses realmente gostam de comer natto.

Além disso, revelou que 13% n√£o gostam do sabor. Apesar de tudo, muitos o consomem de qualquer maneira devido aos seus benefícios para a saúde.

"Natto é uma porcaria. Voc√™ definitivamente percebe o cheiro", diz Yuki Gomi, uma chef japon√™s que dirige a escola de culin√°ria Yuki's Kitchen, em Londres. "Mas eu sempre tenho na minha geladeira."

Ela diz que é um alimento que n√£o falta na casa dela, da mesma forma que o queijo e o iogurte s√£o indispens√°veis ??em muitos lares do mundo ocidental.

Os japoneses h√° muito tempo consideram o natto um superalimento. Eles acreditam que seu consumo est√° relacionado a um melhor fluxo sanguíneo e redu√ß√£o do risco de acidente vascular cerebral, características particularmente atraentes em um país que abriga uma das popula√ß√Ķes mais velhas do mundo.

"Te afasta da morte"

Minha m√£e costuma dizer com frequ√™ncia que natto mantém seu sangue "sara sara" (suave). O site de notícias japon√™s SoraNews24 chegou ao ponto de afirmar que "um pacote de natto por dia te impede de morrer".

O natto, de vez em quando, é servido com ovos — Foto: Getty Images/Via BBC

O natto, de vez em quando, é servido com ovos — Foto: Getty Images/Via BBC

Hitoshi Shirakawa, professor de nutri√ß√£o e ci√™ncia dos alimentos na Escola de Gradua√ß√£o em Ci√™ncias Agrícolas da Universidade Tohoku Sendai, acredita que isso seja "provavelmente verdade".

O acad√™mico japon√™s cita um estudo de longo prazo publicado no British Medical Journal no início deste ano: pesquisadores do Centro Nacional de C√Ęncer em Tóquio descobriram que homens e mulheres que comiam alimentos fermentados à base de soja, como natto, todos os dias reduziram o risco de morrer de um acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco em 10%.

"Alimentos fermentados à base de soja s√£o menos propensos a perder componentes (nutricionais) durante a fase de processamento. Esse é considerado um dos motivos para a clara associa√ß√£o entre o consumo de natto e o (reduzido) risco de doen√ßa cardiovascular", explica Shirakawa.

O Jap√£o tem uma das popula√ß√Ķes mais idosas do mundo — Foto: Getty Images/Via BBC

O Jap√£o tem uma das popula√ß√Ķes mais idosas do mundo — Foto: Getty Images/Via BBC

Esses componentes nutricionais incluem um grande número de proteínas, assim como ferro e fibra alimentar, que t√™m efeitos positivos sobre a press√£o arterial e o peso.

Retarda o envelhecimento da pele

Natto pode até ajudar as pessoas a se sentirem e parecerem mais jovens. Uma por√ß√£o (aproximadamente 40-50g) tem os mesmos níveis de vitamina K que a necessidade di√°ria definida pelo governo japon√™s e pode ajudar a prevenir a osteoporose.

Natto também contém vitamina B6 e vitamina E, que, segundo Shirakawa, estimula a renova√ß√£o celular e retarda o envelhecimento da pele.

Mas a soja fermentada j√° fazia parte da dieta japonesa muito antes de seus benefícios nutricionais serem descobertos.

Natto parece ser nojento para muitos, mas é um alimento altamente nutritivo. — Foto: Getty Images/Via BBC

Natto parece ser nojento para muitos, mas é um alimento altamente nutritivo. — Foto: Getty Images/Via BBC

Samuel Yamashita, professor de história japonesa no Pomona College em Claremont, na Califórnia, diz que o alimento foi introduzido no Jap√£o pela China durante o período Nara (710-784).

"O registro histórico no Jap√£o sugere que, embora o natto tenha sido introduzido na década de 700, ele se tornou popular entre os aristocratas e guerreiros no período Kamakura (1192-1333) e tornou-se importante, junto com o tofu, na culin√°ria vegetariana de inspira√ß√£o budista, que surgiu no período Muromachi (1338-1573)", explica.

Yamashita afirma que o natto se tornou um alimento b√°sico na dieta japonesa no período Edo (1603-1867), quando apareceu nos livros de receitas e come√ßou a ser preparado em casa.

F√°cil de preparar e barato

As sementes de soja s√£o embebidas em √°gua, fervidas ou cozidas no vapor e, em seguida, misturada com a bactéria Bacillus subtilis. Em seguida, embrulhadas em palha e deixadas fermentar por cerca de um dia, dependendo da esta√ß√£o e da temperatura.

Hoje em dia, cozinhar natto envolve muito menos preparo e é um produto que est√° à venda em lojas e supermercados de todo o país.

Um pacote de natto, que normalmente contém tr√™s sach√™s, custa entre 100 e 300 ienes (entre R$ 5,50 e R$ 16). Cada recipiente tem uma única por√ß√£o de natto e pequenos pacotes de tar√™ (uma mistura de molho de soja) e karashi (mostarda picante).

Para fazer natto, basta misturar os tr√™s elementos e despejar a mistura pegajosa em uma xícara de arroz branco cozido no vapor. Outros ingredientes comumente usados ??para temperar o prato s√£o negi picado (cebolinha, cebola branca, coentro...) e ovo cru.

E quando voc√™ pega seu par de hashi (pauzinhos) para comer o prato, cada mordida é seguida por pequenos fios pegajosos.

No Jap√£o, o mais comum é comer natto no café da manh√£. Minha m√£e n√£o gosta muito do sabor, mas ela come uma tigela todas as manh√£s, apenas pelos benefícios nutricionais.

"Um presente do céu"

Akemi Fukuta, uma vendedora de joias no distrito de Ginza, em Tóquio, diz que come v√°rias vezes por semana porque acha saud√°vel e delicioso.

Gomi gosta de fazer natto para o jantar da filha de quatro anos e diz que é um presente do céu para m√£es ocupadas.

Algumas pessoas, como Mayuko Suzuki, t√™m um nível de aprecia√ß√£o completamente diferente. Ela come natto duas ou tr√™s vezes por dia e fez carreira sendo uma "influenciadora de natto".

Conhecida no YouTube e Instagram como Natt? Musume (a garota natto), Suzuki promove restaurantes que servem pratos incomuns inspirados no natto e compartilha suas próprias receitas que cont√™m a soja viscosa.

Ela compartilha com frequ√™ncia fotos de combina√ß√Ķes duvidosas como macarr√£o de natto, pizza de natto e até mesmo sorvete de natto.

Edamame e donuts de natto

"Gosto do sabor único que a fermenta√ß√£o traz", explica. "Quando voc√™ adiciona natto às suas receitas, adiciona notas ricas e doces à comida."

Dado seu entusiasmo, n√£o é surpresa que Suzuki tenha feito tr√™s visitas a Sendai-ya, um restaurante em Tóquio especializado em natto. Por cerca de 900 ienes (cerca de R$ 50), os clientes podem experimentar diferentes varia√ß√Ķes do prato, incluindo natto edamame (soja ainda na vagem), natto goma (gergelim) e natto wakame (alga marinha). O local também vende uma sobremesa inusitada: donuts de natto.

O dono da Sendai-ya, It? Hidefumi, é da terceira gera√ß√£o de sua família a assumir o negócio, que foi estabelecido na prefeitura de Yamanashi em 1961. Ele diz que Sendai-ya se expandiu para a capital do Jap√£o em resposta à demanda dos clientes.

Também existem v√°rias m√°quinas de venda autom√°tica na cidade que cont√™m produtos Sendai-ya à base de natto.

"É muito gratificante adquirir uma empresa familiar que oferece um produto t√£o saud√°vel às pessoas", afirma.

Museu da Comida Nojenta

Apesar de sua reputa√ß√£o de superalimento, o natto n√£o conseguiu ganhar popularidade fora do Jap√£o. No entanto, atraiu aten√ß√£o suficiente para acabar no Museu da Comida Nojenta em Malm√∂, Suécia.

'As duas coisas que a maioria das pessoas considera problem√°ticas quando se trata de natto s√£o a viscosidade e o cheiro' — Foto: Getty Images/Via BBC

'As duas coisas que a maioria das pessoas considera problem√°ticas quando se trata de natto s√£o a viscosidade e o cheiro' — Foto: Getty Images/Via BBC

"As duas coisas que a maioria das pessoas consideram problem√°ticas com o natto s√£o a viscosidade e o cheiro", explica o diretor do museu, Andreas Ahrens. "Contém bactérias que também s√£o encontradas na sujeira, ent√£o tem aquele cheiro de terra."

O Museu da Comida Nojenta oferece natto ao lado de pratos como porquinho-da-índia peruano e casu marzu (queijo infestado de vermes da Sardenha). A mostra também inclui industrializados americanos, como Pop-Tarts (biscoito recheado) e Twinkies (bolinho de p√£o de ló recheado).

"O que consideramos nojento e delicioso é muito cultural", disse Ahrens. "Tudo depende de onde crescemos e de como estamos condicionados a gostar. Algo como natto é um bom exemplo disso."

Gomi entende esse sentimento muito bem. Se lembra de ter hesitado em incluir uma receita de natto maki (rolos de sushi) em seu livro publicado em 2013 Sushi at Home: The Beginner's Guide to Perfect, Simple Sushi (Sushi em casa: o guia para iniciantes para um sushi simples e perfeito).

"Tive medo de que as pessoas n√£o gostassem de coisas t√£o fedorentas. Quase fiquei com vergonha", admitiu.

Se tornar√° um alimento popular?

Mas Gomi afirma que, desde ent√£o, viu um aumento no número de alunos frequentando suas aulas de culin√°ria e querendo saber mais sobre natto.

"Mais pessoas est√£o viajando para o Jap√£o e se hospedando em ryokan (pousadas japonesas tradicionais) que servem natto no café da manh√£", diz ele. "Elas voltam e me dizem que deram a elas coisas estranhas e pegajosas... algumas odeiam. Eu n√£o as culpo. Mas algumas dizem que gostam bastante e querem saber onde podem comprar."

Gomi confessa que isso dá esperança de que seus colegas não japoneses apreciem o natto tanto quanto ela.

"Eu adoraria v√™-lo mais disponível em lugares como quitandas", diz ela.

"Certamente há uma tendência para alimentos fermentados (e bebidas), como kimchi, kefir e kombucha. Parece que a hora do natto está chegando."

A coluna Well World da BBC Travel oferece uma visão global sobre o bem-estar e explora as diferentes maneiras pelas quais as culturas ao redor do mundo se esforçam por um estilo de vida saudável.


Fonte: G1

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