Banner

Mitos do Pop: O que escondem os filmes de terror feitos na Ásia?

Estranhos, bizarros, perturbadores: qual a origem de tamanha loucura que vemos nas telonas?

Por Cleverson Franco em 11/02/2020 às 14:30:31

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

Essa semana, estreia nos cinemas brasileiros O Grito, filme que faz parte do universo da franquia Ju-On: The Grudge, criada no Japão no final do século passado. Se você conhece, sabe que os filmes de terror japoneses são bem diferentes do que os que são produzidos no Ocidente. Eles não costumam ter assassinos seriais, zumbis, criaturas de outro planeta, possessões demoníacas e outros clichês do gênero. 

E para muita gente, mesmo assim, os filmes de terror do Japão conseguem ser ainda mais assustadores do que aqueles produzidos em Hollywood. E isso muito se dá porque esses produtos áudio-visuais existem em um universo todo particular, inspirados em lendas e folclores antigos, recheados de símbolos e detalhes desconhecidos para quem vive no Ocidente. 

De onde vêm as inspirações para as ideias malucas que vemos em filmes como O Grito e Ring: O Chamado, ou desenhos como A Viagem de Chihiro e Death Note? Ser que existem fundos de verdade nessas histórias tão bizarras? Essas são as perguntas respondidas no episódio 42 do Mitos do Pop. 

Apresentado pelo jornalista Pablo Miyazawa, o Mitos do Pop semanalmente desvenda os maiores mistérios do mundo do cinema e da televisão, passando também pelas histórias em quadrinhos, literatura, games, música e internet. Com conteúdo inédito, o programa é inspirado nas histórias contadas no livro 52 Mitos Pop - Mentiras e Verdades nos Boatos do Mundo do Entretenimento, lançado pelo próprio Pablo em 2017.

banner2

Comentários

banner3