Banner

Deputado quer mudar novamente nome da Estação Liberdade do Metrô de São Paulo

Segundo o projeto, o local tem história anterior à chegada dos japoneses, ligada à escravidão, por isso o nome deve fazer referência à população africana.

Por Palmir Cleverson Franco em 16/03/2020 às 20:15:55

Um projeto de lei publicado no dia 06 de março de 2020, tem a intenção de alterar o nome da estação para estação

A Estao Jap√£o-Liberade da Linha 1-Azul do Metr√™ de S√£o Paulo pode mudar novamente de nome. Um projeto de lei publicado no dia 06 de maro de 2020, tem a inten√ß√£o de alterar o nome da esta√ß√£o para esta√ß√£o Jap√£o-Liberdade-Africa, mencionando assim o povo africano que habitou a regi√£o e a popula√ß√£o japonesa que chegou no come√ßo do século XX.

O deputado José Américo justifica em seu projeto de lei que a história do bairro da Liberdade é contada apenas da chegada dos imigrantes japoneses em diante e isso recentemente vem se tornado uma disputa desnecess√°ria entre dois povos que ajudam muito para o crescimento do Brasil.

Nas imedia√ß√Ķes onde existe a esta√ß√£o atualmente, nos séculos XVIII e XIX existia um pelourinho onde negros escravos eram castigados e casas onde as primeiras pessoas negras libertas (alforriadas) habitavam. Também até hoje na Rua dos Aflitos se encontra a Capela dos Aflitos e seu cemitério que h√° poucos meses foi descoberto em uma escava√ß√£o atr√°s da igreja.

A estação teve o nome alterado para homenagear a comunidade japonesa, passando para Japão-Liberdade

Fonte: Di√°rio do Transporte

banner2

Coment√°rios

banner3