Banner

Jaspion: origem, curiosidades e os principais personagens da série!

O primeiro episódio da série foi ao ar em 22 de fevereiro de 1988, aqui no Brasil.

Por Palmir Cleverson Franco em 16/03/2020 às 20:34:01

Foram produzidos 46 episódios, entre 15 de março de 1985 e 24 de março de 1986

É impossível no saber quem é Jaspion, um dos heróis japoneses mais conhecidos do mundo. O primeiro episódio da série foi ao ar em 22 de fevereiro de 1988, aqui no Brasil. Mas você sabe tudo sobre esse ícone da TV japonesa?

Conheça agora um pouco mais sobre Jaspion e sua incrível história, que o consagrou no mundo da cultura pop como um dos personagens orientais mais famosos.

Quem é Jaspion?

Jaspion

Jaspion é um herói que se assemelha a um robô por conta da sua armadura. Entretanto no Japão, ele é conhecido por Kyojuu Tokusou Juspion. O herói é o quarto do subgênero tokusatsus, que é chamado de Metal Hero, uma série de heróis com trajes metálicos e robóticos que lutam contra o mal.

A história do herói acontece a muitos anos luz da Terra, em um planeta chamado Edin, onde um profeta que vive no local encontra uma criança que sobreviveu a queda de uma nave. Ele o adotou e o criou sob o nome de Jaspion, acreditando ser uma profecia da Bíblia Galáctica e que seria essa criança destinada a salvar a galáxia das forças do mal.

Quando se torna adolescente, Jaspion entende sua missão e recebe de seu pai adotivo os equipamentos ideais para auxili-lo em sua batalha contra o mal.

São eles, uma armadura metaltex, feita do material mais resistente do mundo (al vibranum e adamantium). A androide Andri, que se torna companheira nas jornadas de Jaspion. E uma nave espacial chamada Daileon que pode se tornar um robô gigante.

A missão de Jaspion e seus companheiros é encontrar os fragmentos da Bíblia Galática, que se perderam pelo Universo após o planeta ancestral de Edin ter sido destruído, e destruir Satan Goss, que é um império do mal.

Qual o significado do nome 'Jaspion'?

Jaspion

Jaspion tem um nome bem grandinho para quem não conhece, sua tradução seria algo como 'Investigador de Monstros Gigantes Campeão da Justiça'. E Jaspion seria a junção das palavras Justice e Champion, o que faria com seu nome, nesse caso, fosse Juspion.

Porém, a pronuncia da palavra "justice" em japonês é diferente (seria mais ou menos "jastice" a pronuncia). Por isso, quando feita a junção das palavras, o nome do herói fica Jaspion. Interessante, não é?

E também vamos combinar, bem mais fácil do que falar Investigador de Monstros Gigantes Campeão da Justiça. Até você falar o nome todo traduzido do personagem, o episódio já acabou.

Os principais personagens de Jaspion

Jaspion (Hikaru Kurosaki)

Jaspion

O personagem principal que leva o nome da série. Criado em um planeta anos-luz de distância da Terra, ele foi treinado para combater as forças do mal quando crescesse e salvar o universo, além de procurar as partes da Bíblia Galáctica.

Anri (Kiyomi Tsukada)

Anri

Uma andróide construída para acompanhar Jaspion em todas as suas missões, o que acaba a tornando uma companheira fiel do personagem. Por ser uma máquina, ela tem imunidade a qualquer poder maligno, dando benefício nas ajudas que oferece para Jaspion.

Edin (Noboru Nakaya)

Edin

Ele é o cientista da galáxia que cria Jaspion ao encontrar a sua nave no planeta em que vive. Ele é responsável por cuidar da Bíblia Galáctica e quem descobre sobre a profecia que revelava a aparição de Satan Goss. Além de pai de criação, ele é mentor e guia de Jaspion.

Daileon

Daileon

É a nave-me de Jaspion e a que trouxe o guerreiro do planeta Edin até a Terra. Para combater os monstros gigantes ou outros inimigos, a nave consegue se transformar em um robô do mesmo tamanho das criaturas e enfrentá-las de modo igual. Alguns de seus poderes são o Daileon Punch, Daileon Kick e o Golpe Daileon.

Miya (Atsuko Koganezawa)

Miya

É uma bebê alienígena que foi salva por Jaspion e Anri em uma de suas aventuras. Por conta deste fato, ela passou a acompanhar os personagens em sua empreitada para salvar o mundo, mas ela se limita apenas a pronunciar seu nome ou gemer.

Boomerman (Hiroshi Watari)

Boomerman

Um ex-estudante de medicina que virou policial da Interpol, principalmente para tentar descobrir quem matou seu irmão mais velho e vingá-lo. O rapaz virou um grande aliado de Jaspion e o ajuda em diversas ocasiôes, lutando com dois bumerangues e tendo uma técnica especial em que une suas armas tornando-a uma cruz.

Satan Goss (Shouzou Iizuka)

Satan Goss

É o principal vilão da série, que nasceu da união de todas as energias negativas do universo. A ideia de Satan Goss é conquistar a Terra e criar um Império dos Monstros para dominar o planeta. Muitos fãs consideram ele o Darth Vader japons.

MacGaren (Junichi Haruta)

MacGaren

Esse é o filho de Satan Goss, herdeiro do Império dos Monstros e um dos arqui-inimigos de Jaspion. Sua principal função é espionar a Terra para seu pai e quando ele está transformado, ele usa uma armadura semelhante a de Jaspion, só que preta. Ele também tem a missão de encontrar e assassinar a Última Criança Irradiada pelo Pássaro Dourado.

Pássaro Dourado

Pssaro Dourado

Esse personagem é um deus fênix guardio do Universo. Satan Goss teme a figura por conta da profecia galáctica e é um dos motivos pelo qual Jaspion enfrentou diversos momentos em busca do Pássaro Dourado. Ele também ajuda Jaspion em sua empreitada para salvar o Universo.

Quantos episódios a série de Jaspion tem?

Jaspion

Foram produzidos 46 episódios, entre 15 de março de 1985 e 24 de maro de 1986. A Toei Company, na tentativa de se destacar com as histórias de heróis japoneses, acabou vendo em Jaspion uma grande oportunidade para crescer e transformar o herói em um grande sucesso.

Veja o nome de todos os episódios

  1. O Planeta de Edin
  2. O Triste Fim de Sakur
  3. O Sonho do Menino Galáctico
  4. A Fúria do Pântano
  5. O Enigma da Flauta
  6. Gordon em Busca da Mãe
  7. O Demínio da Montanha
  8. O Casal Fugitivo
  9. A História de uma árvore
  10. O Ataque do Pirossauro
  11. O Perigo em Tsukuba
  12. A Profecia
  13. A Investida dos Aliados Espaciais
  14. O Perigo na Lagoa dos Noivos
  15. Sonho ou Ilusão? A Imagem Dourada
  16. Qual o Destino da Humanidade?
  17. O Mistério do Pássaro Dourado
  18. O Inimigo Imortal
  19. Alerta no Oceano
  20. A Última Chance
  21. O Valente Garoto Jogador
  22. O Feitiço de Titânia
  23. O Monstro do Século
  24. Ambição Perigosa
  25. Tóquio em Perigo
  26. O Contra-Ataque de Daileon
  27. Juventude Ameaçadora
  28. Dados Mortais do Monstro Eletrônico
  29. A Morte de MacGaren
  30. O Pânico do Balão
  31. Golpe na TV
  32. A Conspiração do Robô
  33. A Batalha da Magia Negra
  34. A Fortaleza Indestrutível
  35. A Descoberta do Pergaminho
  36. O Milagre das Novas Vidas
  37. O Cardápio Infernal
  38. A Trama Miraculosa
  39. O Poderoso Beijo de Miyo
  40. O Enigma do Meteoro
  41. O Atirador da Justiça
  42. A História de Pep e Hiroshi
  43. O Misterioso Mundo de Satan Goss
  44. Retorno Satânico
  45. Sou o Filho de Satan Goss!
  46. A União dos Povos da Via Láctea

A série só chegou a TV aberta no Brasil alguns anos depois, graças a um dono de uma locadora e descendente japonês chamado Toshi. O rapaz vivia no bairro da Liberdade, em São Paulo, conhecido por ser um dos berços orientais da cidade. Ele viajava até o Japão, gravava programas e filmes asiáticos e voltava ao Brasil, para disponibilizar em sua locadora.

Foi quando decidido a popularizar o herói no Ocidente, uma vez que seus fregueses já tinham interesse no personagem, Toshi se tornou distribuidor oficial da série no Brasil e tentou fazer com que as TVs abertas passassem o programa. Muitos recusaram, mas com a ajuda de Beto Carreiro, a TV Manchete se rendeu e começou a passar Jaspion em rede nacional.

Quem criou o Jaspion?

Jaspion

O responsável pela criação do herói foi a Toei Company, provavelmente esse nome deve ser bastante familiar para você, principalmente quem é apaixonado por animes. É bem possível que um dos nomes que apareça em sua cabeça quando falamos em Toei é Cavaleiros do Zodíaco.

E foi graças a companhia oriental que Jaspion foi criado e teve muito sucesso, já que a Toei tinha mais três projetos no mesmo estilo. GyabanSharivan Shaider eram heróis com a mesma temática de personagens de aparência robótica e que tinham histórias bem semelhantes, o que não causou tanto sucesso assim.

Pensando nisso, a Toei viu a necessidade de criar uma nova história que pudesse ter a mesma versão de um herói robótico. Foi assim que a história de Jaspion nasceu e conquistou muitos brasileiros, se tornando uma trama de sucesso no país.

Filme brasileiro do Jaspion em 2020!

Para os fãs que quiserem matar a saudade do herói nipônico e para a nova geração que quer conhecer mais, uma versão brasileira de Jaspion será lançada. A Sato Company, responsável pelo desenvolvimento do projeto, fará a edição para comemorar os 30 anos da exibição da série no Brasil.

Apesar de alguns atrasos sofridos, a obra está prevista para chegar em agosto de 2020 para deixar um quentinho no coração do público que pegou a fase de Jaspion nas TVs. Os atores serão brasileiros, com descendência japonesa, e tudo está passando pela aprovação da Toei Company.

E aí, quem vai comemorar esses 30 anos assistindo a grande homenagem?!

Fonte: Aficcionados

banner2

Comentários

banner3