Natura
cuide de voc

Remédio japonês tem resultados positivos em testes contra Covid-19

Conhecida como Avigan, a droga demonstrou resultados promissores em 340 ensaios clínicos executados em Wuhan e Shenzhen, na China

Por Palmir Cleverson Franco em 19/03/2020 às 19:42:10
Ele tem um alto grau de segurança e é claramente eficaz no tratamento

Ele tem um alto grau de segurança e é claramente eficaz no tratamento

De acordo com as autoridades médicas chinesas, um  medicamento usado no Jap√£o para o tratamento de novos tipos de influenza - ou gripe - parece ser eficaz no combate à Covid-19.

Zhang Xinmin, funcion√°rio do Ministério da Ci√™ncia e Tecnologia da China, disse que o medicamento favipiravir, conhecido como Avigan, demonstrou resultados promissores em 340 ensaios cl√≠nicos executados em Wuhan e Shenzhen, na China. "Ele tem um alto grau de seguran√ßa e é claramente eficaz no tratamento", contou Xinmin.

Em Shenzhen, os pacientes testaram negativo para o v√≠rus quatro dias após terem tomado a droga. Os infectados que n√£o receberam o tratamento com favipiravir demoraram cerca de 11 dias para alcan√ßarem o mesmo resultado.

Além disso, 91% dos pacientes tratados com favipiravir apresentaram melhoras significativas nas condi√ß√Ķes pulmonares, contra 62% nos que n√£o receberam o mesmo medicamento.

No momento, médicos japoneses est√£o utilizando o Avigan para estudos cl√≠nicos em pacientes diagnosticados com a Covid-19 que apresentam sintomas leves ou moderados da doen√ßa. A expectativa é que a droga impe√ßa a multiplica√ß√£o do v√≠rus no organismo.

Ainda assim, uma fonte do Ministério da Sa√ļde do Jap√£o sugeriu que o favipiravir pode no ser igualmente eficaz em pessoas com sintomas mais graves. "Demos Avigan de 70 a 80 pessoas, mas parece n√£o funcionar t√£o bem quando o v√≠rus j√° se multiplicou", explicou.

Limita√ß√Ķes semelhantes foram identificadas na tentativa de tratar os infectados por coronav√≠rus com uma combina√ß√£o de anti-retroviriais HIV lopinavir e ritonavir.

Se confirmada a efic√°cia do favipiravir contra a Covid-19, o medicamento precisar ser aprovado pelos governos para que haja o uso em larga escala - algo que pode acontecer até maio, se as demais etapas de avalia√ß√£o no forem atrasadas.


Fonte: Olhar Digital

cuide de voce

Coment√°rios

OBOTICARIO