9º Festival do Japão terá concurso de Mangá

0
71
9º Festival do Japão terá concurso de Mangá

Para 2020, é esperado um público de mais de 25 mil pessoas. As datas escolhidas so 28 e 29 de fevereiro e 1 de maro e novamente o Expominas no bairro da Gameleira, em Belo Horizonte, sediar o evento.

O objetivo primordial do festival é apresentar a cultura japonesa para o público mineiro e ampliar os laos entre o estado de Minas Gerais e o Japo. O festival se empenha em ser o canal que une perfeitamente as tradies milenares nipnicas com as mineiras.

Na ocasio sera comemorada a Data Nacional do Japo. A partir deste ano, o dia 23 de fevereiro ser considerado feriado, em virtude do aniversrio do novo Imperador Naruhito, o 126 Imperador japons que ascendeu ao trono em maio de 2019, após a abdicao de seu pai Akihito, na primeira cesso do trono nipnico em mais de 200 anos. É o início da nova Era Imperial REIWA que simboliza a unio de dois ideogramas que significam ordem e harmonia, uma aposta na positividade e esperana, segundo a tradio japonesa, o comeo de uma nova Era é como um recomeo para os cidados.

Temticas de 2020

O 9 Festival trabalhar com a temtica dos leques e do Ukiyo-. Os tradicionais leques tm permeado a cultura japonesa ao longo de sua história e passaram a se popularizar entre a populao a partir do século 16.

Como tudo no Japo, o leque também tem seu simbolismo: sua extremidade simboliza o nascimento, enquanto suas lminas simbolizam os muitos caminhos possíveis que nos deparamos na nossa vida. Assim, sero apresentados durante o festival os dois tipos de leques japoneses, o dobrvel (SENSU) e no o dobrvel (UCHIWA), suas variaes, estilos, cores e diferenas.

A xilogravura possui características como o refinamento e o intimismo, com a magnífica juno de delicadeza e intensidade. A gravura japonesa Ukiyo- é pintada a mo, uma manifestao artística autntica do povo comum da cidade do Edo, conhecida hoje como Tóquio.

Leia também: Fasano BH apresenta baile de carnaval de gala

O gnero mais difundido foi a xilogravura, ou a arte de gravar em madeira, nos primeiros tempos só em preto e branco. Ao final do século XVIII, a técnica foi aperfeioada, possibilitando utilizar vrias cores, onde o Ukiyo- atingiu o seu período de ouro.

Conhecida como Japonismo, a influncia da arte Ukiyo- de desenhar no impressionismo francs e na Europa e no desenvolvimento de novas técnicas do realismo. Apesar de pintada a mo, suas cópias se tornaram conhecidas e amplamente valorizadas e podero ser apreciadas pelo público do evento.

1 Concurso de Mang em Minas

Um dos destaques desta edio do festival é a realizao do 1 Concurso de Mang em Minas. Os trs primeiros lugares recebero diplomas concedendo o título de vencedores e prmios adicionais de kits para desenho. As obras sero expostas durante o 9 Festival do Japo em Minas e o resultado ser divulgado no dia 29 de fevereiro (sbado), no próprio Expominas.

O regulamento informa que o tema é livre e cada autor dever inscrever-se obrigatoriamente com uma única história de texto estilo Mang de, no mínimo, 5 (cinco) pginas e, no mximo, 10 (dez) pginas, no formato A4 (210 x 297 cm), com arte finalizada.

Vale destacar também que o material deve ser físico. No vale envio eletrnico. E a história precisa ter obrigatoriamente um título. O uso de um pseudnimo ser facultativo. Os trabalhos devero estar em língua portuguesa, o que no impede o uso de termos estrangeiros dentro do texto.

Para participar, basta preencher a ficha de inscrio, anexar as obras e enviar até o dia 17 de fevereiro de 2020 para o Escritório do Cnsul Geral Honorrio do Japo em Belo Horizonte – Concurso de Mang em Minas – Rua Paraíba n 1352, sala 1301, Savassi, Belo Horizonte/MG, 30130-148. As informaes complementares esto no link do facebook.

Outras atraes especiais

O 9 Festival ser montado em uma estrutura de 20 mil metros quadrados, que abrigar o palco principal com inúmeras apresentaes artísticas e sociais, como concursos musicais, reas institucionais, empresariais e comerciais. Haver também espao dedicado a expositores de produtos artesanais e artesanatos típicos, demonstraes e degustaes de lanamento de produtos para o mercado mineiro, reas de games, artes marciais, experimentao de baseball, espao kids, além de rea de saúde e espao da cultura pop.

O Festival também apresenta atividades tradicionais como a cerimnia do ch, ikebana, exposies de Ukiyo- e de leques, hinamatsuri, campeonatos de hashi e kendama, oficinas gratuitas, além da praa de alimentao.

Este evento é uma realizao escritório do Cnsul Geral Honorrio do Japo em Belo Horizonte, do Consulado Geral do Japo no Rio de Janeiro e da Associao de Cooperao em Cultura e Tecnologia Brasil Japo – ACCTBJ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui