Início Cultura Saiba como a moda foi influenciada pela cultura japonesa

Saiba como a moda foi influenciada pela cultura japonesa

0
Saiba como a moda foi influenciada pela cultura japonesa

Milão, Paris, Londres e Nova York podem até serem considerados centros de divulgação da moda mundial, mas o Japão é, com certeza, um grande polo criativo das artes e principalmente da moda.

Visando extremos e com inspirações que vão da cultura kawaii e dos animes até o movimento punk, a moda japonesa serve até hoje como uma grande inspiração para jovens ocidentais. Mas onde tudo isso começou?

ESTÉTICA MILENAR

A moda japonesa carrega muito de suas tradições milenares. Até metade do século XIX, o traje mais comum no Japão era o quimono, peça esta que até hoje é usada por pessoas do mundo inteiro. Após a Segunda Guerra Mundial e a forte presença ocidental no Japão, os nipônicos não tiveram opção a não ser adaptar suas vestimentas aderindo às tendências europeias, mas ainda carregando seus signos milenares e suas características únicas, que são identificadas por qualquer um.

A VIRADA DOS ANOS 80

Os japoneses influenciam na moda até hoje. | Foto: Reprodução.

Com a chegada dos anos 80, com seu ar de extravagancia e feminilidade, alguns estilistas japoneses passaram a apresentar suas coleções na semana de moda de Paris, gerando grandes mudanças no mundo da moda. Os nomes mais importantes desse momento eram: Rei Kawakubo, Issey Miyake e Yohji Yamamoto. Suas propostas eram o oposto dos saltos altos e cores vibrantes da época, trazendo cores neutras, tecidos tingidos de formas naturais e peças que faziam referências ao fim do mundo e o desastre de Hiroshima, com a ausência de maquiagem, reservas ou pudores.

Certamente, a assimilação do mundo ocidental não foi imediata. Suas coleções, que mais tarde foram consideradas de vanguarda, foram consideradas desprovidas de forma e sensualidade, algo de grande importância na época. Com o tempo, outros artistas passaram a incorporar este suspiro de criatividade em suas coleções. Um grande exemplo foi Alexander Mcqueen, que considerou Rei Kawakubo como uma das maiores estilistas contemporâneas. Artistas japoneses de outras áreas passaram a colaborar com grandes grifes de moda, como Takashi Murakami, que em 2003 colaborou com a Louis Vuitton, resultando em uma das mais famosas colaborações do mundo da moda.

MODA HOJE EM DIA

Cultura japonesa atualmente. | Foto: Reprodução.

Atualmente, a cultura nipônica é constantemente consultada e utilizada como tendência fashion, em função da grande presença japonesa na mídia internacional, principalmente através de videogames, quadrinhos e, sobretudo, a internet, onde jovens japoneses postam looks extremamente criativos e influenciam uma geração jovem globalizada.

Peças tipicamente japonesas são vistas em cliques de street style (termo utilizado para a moda vista na rua) do mundo inteiro, como o próprio quimono, estampas com motivos orientais e, em especial, o tabi shoes, que se tornou tendência no último ano após a Maison Margiela atualizar o modelo, que possui uma divisão entre o dedão e o resto dos dedos do pé. O modelo de sapato foi copiado por diversas outras marcas e é visto constantemente no pé de pessoas influentes no mundo da moda.

Em 2017, Rei kawakubo chegou a ser homenageada no Met Gala, baile produzido pelo museu metropolitano de Nova Iorque, que é considerado o evento de maior importância no mundo da moda. O tema era Comme des Garçons: Art of the In-Between e é considerado até hoje um dos melhores temas, que por conta da criatividade e vanguardismo de Rei, inspirou diversos looks criativos de seus convidados, com muitos elementos da vestimenta japonesa.

Representação da cultura japonesa no Met Gala. | Foto: Reprodução.

Em um mundo globalizado, muitas vezes, torna-se complicado identificar de onde vem cada elemento que usamos no dia a dia, mas é inegável que a estética japonesa vai ser para sempre de grande relevância no mundo da moda.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Exit mobile version