Depois de um dia cansativo de trabalho só pensamos nela… Nossa cama. Por isso, acima de tudo, o quarto precisa ser aconchegante e a cama deve ser muito confortável. Atualmente, existem diversos modelos de cama: Cama box, suspensa, quadrada, redonda, retangular, alta, baixa… E a lista se estende ainda mais. Você pode conferir 17 modelos de cama que já mostramos por aqui. Entre os modelos que estão em alta está a cama japonesa. As características da cama estilo japonesa são o minimalismo e a simplicidade com que são construídas, geralmente, apenas uma base com o colchão em cima, e, claro, a sua baixa altura. E você sabe o motivo de essa cama ser mais baixa do que aquilo que normalmente vemos por aí? A cama tatame, como também é conhecida esse tipo de móvel, tem essa altura porque os japoneses acreditam de que a terra absorve as energias ruins e renova as forças. Por isso, de acordo com a crença, dormir próximo ao chão faz com que esse processo aconteça mais facilmente, melhorando o sono e trazendo mais ânimo e vigor para o dia a dia. O modelo tradicional da cama japonesa é apenas uma esteira ou tatame combinado com um colchão fino, uma camada de edredom feito com penas de ganso (que lembra muito nossos modelos de futon) e uma almofada preenchida com grãos de feijão verde. Porém, atualmente, é possível encontrar esse tipo de cama com designs mais confortáveis e modernos.
Vantagens da cama tipo japonesa
A cama tipo japonesa traz vantagens e desvantagens que quem quer aderir ao estilo único desta cama precisa conhecer:
1 – Sensação de ambiente mais espaçoso
Por ser mais baixa, a cama oriental passa a sensação de ambiente mais espaçoso e de pé direito mais alto. Por isso, ela pode ser uma ótima escolha para quartos menores.
2 – É uma cama versátil
O modelo de cama japonesa combina com vários estilos de decoração, seja ela moderna, boho, escandinava e/minimalista.
Atualmente, é possível encontrar ou mandar fazer esse tipo de cama em diversos materiais e cores. Por isso, é possível escolher o tipo que mais combina com a decoração do ambiente.
3 – Opção mais barata
É possível fazer um modelo de cama no chão usando paletts, o que torna a cama japonesa uma opção bem barata que pode ser construída no estilo DIY.
4 – Pode ser adaptada
Geralmente, a cama japonesa já é feita em tamanho maior do que o colchão. Por isso, se por acaso o colchão for trocado por um modelo maior, muito provavelmente, a base em estilo japonês poderá ficar igual, sem necessitar de nenhuma alteração.
5 – Indicada para pessoas com problemas de movimentação
Por ser próxima do chão, esse tipo de cama é a mais indicada para pessoas que possuem problemas para se locomover.
6 – Pode ser usada para outros fins
A cama tatame além de ser versátil na decoração, também é versátil na utilidade.
Esse tipo de cama pode ser facilmente adaptado para virar, por exemplo, um sofá ou um espaço de relaxamento ao ar livre. Nesses casos, basta trocar o colchão por almofadas e futons.
7 – Cama infantil
Quando as crianças começam a dormir sozinhas fora do berço, muitos pais ficam preocupados com a segurança e o perigo delas caírem da cama. Por isso, a cama japonesa é uma ideia que pode resolver essa preocupação, já que o risco de se machucar ao cair da cama é quase nulo.
Desvantagens da cama tatame
Apesar das diversas vantagens, a cama tipo futon também tem algumas desvantagens que precisam ser levadas em conta:
1 – São mais baixas
Apesar de ser uma vantagem para quem tem problemas de locomoção, a altura pode ser uma desvantagem para quem está acostumado com as camas mais altas.
2 – Umidade e frio do chão
Muitas casas brasileiras possuem revestimento em piso de porcelanato, cimentício ou cerâmico. Esses tipos de revestimentos costumam ser frios.
A cama mais próxima no chão pode ser uma grande desvantagem no inverno, já que fica mais perto do frio do piso.
3 – Limpeza
A cama no chão pode dificultar a limpeza adequada do ambiente. Além disso, o colchão pode precisar ser limpo com maior frequência, já que está mais próximo da sujeira do chão.
4 – Animais de estimação
Em muitas casas, os animais possuem autorização para subir nas camas. Porém, se esse não for o seu caso, a cama tatame pode não ser a ideal. Afinal, fica mais difícil de impedir que o pet suba na cama quando ela é mais baixa e fácil dele subir.
Inspirações de como usar a cama japonesa
Apesar das desvantagens, a cama tipo japonesa ainda é uma ótima escolha. Afinal, os problemas pode ser prevenidos e controlados.
Por isso, separamos algumas inspirações lindas com a cama tatame para você ficar com vontade de ter uma agora mesmo!
Cama de casal japonesa
Esse tipo de cama fica perfeita para casais que querem dar ao quarto um ar de relaxamento e conforto.
Cama japonesa de solteiro
É possível usar a cama japonesa para colchões de solteiro. A escolha é a mais acertada, principalmente para pessoas que moram sozinhas em locais com espaço mais limitado.
Já explicamos nas vantagens da cama tipo japonesa que ela dá mais amplitude para o ambiente.
Cama tatame de madeira
A madeira é um dos materiais que mais combina com esse tipo de cama.
Aqui no site da homify, temos o contato de diversos carpinteiros que, com certeza, podem criar a cama japonesa perfeita para o seu quarto.
Cama japonesa em camurça
Assim como as tradicionais camas box, tão comuns no Brasil, é possível ter uma cama estilo japonesa feita com camurça, material que dará ainda mais aconchego e conforto para o ambiente.
Cama oriental diretamente no chão
Já explicamos que a cama tradicionalmente japonesa é feita diretamente no chão.
Essa é uma ideia que também pode ser aplicada com muito estilo caso seja a sua vontade.
Cama japonesa infantil
As crianças ficam mais seguras na cama japonesa, já que ela é próxima do chão e o risco de se machucar em uma queda é menor. Além disso, essa cama tem a altura ideal para que os pequenos tenham liberdade de subir e descer da cama sem precisar da ajuda de um adulto.
Decoração moderna usando cama tipo japonesa
Nem só de decoração minimalista e oriental é que vive a cama estilo japonesa.
Este é um exemplo de que esse modelo de cama pode ser perfeitamente aplicada em decorações modernas e extravagantes.
Cama estilo japonesa em decoração escandinava
A decoração em estilo escandinavo tem, por premissa, o objetivo trazer conforto e aconchego para o ambiente. E a cama japonesa cumpre com maestria esses requisitos.
As dicas para deixar a cama ainda mais aconchegante é usar tecidos de fibras naturais, tons terrosos e elementos em madeira.