Gosta de alongamento? Conheça a Rádio Taiso, técnica (quase) secular japonesa

0
73
Gosta de alongamento? Conheça a Rádio Taiso, técnica (quase) secular japonesa

Nesta pandemia, no Japão, voltou à moda a Rádio Taiso, que são transmissões radiofônicas musicais destoadas a programas sustentados de exercícios, que existem desde 1928, quando foram instituídas pelo imperador Hirohito (também conhecido como Showa).

Com coreografias simples e suaves, a técnica é um alongamento que os japoneses fazem para se sentir bem durante o dia e enfrentar a rotina de estudo e trabalho.

Com a busca por qualidade de vida e saúde, a prática que está prestes a completar 100 anos voltou a lotar praças e pátios de empresas. Assim como há quase um século, o intuito é melhorar a saúde física, a disposição e até a longevidade das pessoas, não importando o gênero ou a idade. Acima de tudo, trata-se de uma atividade que pode ser praticada em qualquer lugar.

Atualmente, no Japão, o programa de rádio com as instruções para o exercício passa toda as manhãs na emissora oficial, das 6h30 às 6h40 e 8h40 às 8h50, mobilizando milhares de japoneses a fazer uma rotina de exercícios em conjunto.

Acredita-se que estes exercícios coreografados simbolizam a cooperação e a união entre os japoneses, já que é praticado em grupos, que podem ser colegas de trabalho, alunos da escola, membros do bairro ou da comunidade onde moram. Basicamente, os exercícios se resumem em balançar os braços, algumas flexões e alongamentos.

Em abril deste ano, a Federação Brasileira de Rádio Taiso iniciou a transmissão da ginástica rítmica japonesa em formato online. As atividades acontecem três vezes pode semana – todas as segundas, quartas e sextas-feiras – a partir das 7h30, durante 25 minutos. Atualmente, cerca de 130 membros participam do programa, que tem sido mais popular do que o esperado. No Brasil, a federação tem 47 filiais e cerca de 2.500 membros, sendo a maioria com idades entre 60 e 80 anos.

Veja uma aula de Radio Taiso

Rádio Taiso é praticado no Japão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui