Você consegue imaginar ser capaz de assimilar uma tarefa em pouco tempo e torná-la um hábito? Este é o objetivo do “método Kaizen” ou também conhecido como a “regra do minuto“. A fórmula trabalhada pelos japoneses e que se sustenta com perseverança e esforço. O objetivo? Ter como organizar a casa, mantendo-a sempre limpa e com tudo no lugar (sem contar com os outros âmbitos da vida).
Como funciona a “regra do minuto”?
O funcionamento da “regra do minuto” é muito simples, pois consiste em repetir a mesma tarefa diariamente durante 60 segundos para torná-la uma rotina. Assim, com o passar dos dias, a ação vai se aperfeiçoando através do “método Kaizen”. Dessa forma, esse método se destaca pela simplicidade, pois é preciso apenas realizar a tarefa por um minuto diário, portanto, dá para aprender a como organizar a casa sem muito esforço e energia.
Por que “Kaizen”?
O termo “Kaizen” é uma palavra composta: “kai” significa mudança e “zen” se traduz em sabedoria. Como resultado, este termo pode ser traduzido como “boas mudanças”. Não é de estranhar, então, que com o “método Kaizen” o que se busca precisamente é a melhoria permanente na vida pessoal, familiar, social e também profissional.
A “regra do minuto” para ter como organizar a casa
Embora nos seus primórdios o método tivesse como foco a aplicação no mundo do trabalho, aos poucos foi sendo introduzido em outras áreas. Recentemente, tornou-se muito importante no lar, especialmente em termos de ordem e limpeza. Portanto, ultimamente essa vem sendo a forma ideal de manter a rotina e desfrutar todos os dias de uma casa limpa e arrumada. Observe:
- Passe um pano no chão da cozinha todas as noites após o jantar;
- Limpe o vidro do box tirando a água após cada uso do chuveiro;
- Lave os pratos imediatamente depois de usados;
- Arrume a cama e dobre o pijama assim que se levantar.
As infinitas tarefas que você faz todos os dias podem acabar se tornando um hábito. Então, comece por elas mesmas.
As cinco etapas a seguir
Segundo especialistas, os cinco passos a serem seguidos para a aplicação da “regra do minuto” são os seguintes:
- Classificação (“seiri”) – Antes de mais nada, é fundamental livrar-se de tudo o que não é necessário. Separar o que é essencial do que não é torna-se um passo vital para descobrir o que realmente precisamos em nossa rotina diária.
- Ordem (“seiton”) – Depois de classificar o essencial do dispensável, é hora de arrumar as coisas, e a forma de fazê-lo é de acordo com a frequência de uso. Por que? Bem, para reduzir o tempo de busca e ter tudo à mão o qual precisamos no dia a dia. Pois, essa é a maneira perfeita de aumentar a produtividade e evitar a desordem.
- Limpeza (“seiso”) – Limpar todos os dias evitará ter que dedicar um dia inteiro para deixar a casa imaculada. Fazê-lo um pouco a cada dia será o suficiente para ter um ambiente sempre limpo.
- Padronização (“seiketsu”) – Uma vez que todas as etapas explicadas foram realizadas, é hora de criar hábitos. E a forma de o fazer é cumprir todos os dias, sem exceção, todas as tarefas propostas. Aos poucos, uma ação se tornará um hábito e surgirá por si mesma.
- Autodisciplina (“shitsuke”). Finalmente, uma vez que o hábito é criado, tudo que você precisa fazer é ser constante e cumprir suas tarefas no dia a dia.
O “método Kaizen” é um método simples com o qual se obtém grandes resultados, por isso é que se chama também de “regra do minuto”, pois é preciso apenas um minuto para produzir enormes mudanças. Sem dúvida, é uma fórmula que visa conectar mente e corpo para alcançar o que temos tanto de fazer, por exemplo, ter como organizar a casa sem muito esforço.