Amarelo Seletivo: HQ fala sobre o preconceito contra japoneses

0
70
Amarelo Seletivo: HQ fala sobre o preconceito contra japoneses

Amarelo Seletivo (formato 14,8 x 21 cm, 20 páginas), de Ricardo Tayra, é uma história em quadrinhos independente em campanha na plataforma colaborativa Catarse para viabilizar sua edição impressa.

A trama tem como protagonista André, um garoto nipo-brasileiro de 10 anos que recebe uma notícia: vai trocar de escola. Nesse momento de mudanças, ele começa a perceber e questionar o preconceito que sofre por sua origem oriental. E também fica curioso sobre a terra dos seus avós: Okinawa, a região do Japão onde nasceu o Karatê.

O título foi criado pelo jornalista e produtor cultural Ricardo Tayra, responsável pelo roteiro, edição do projeto e pela campanha de financiamento. O roteirista, que é neto de japoneses (sansei), escolheu o tema de sua primeira HQ autoral como uma homenagem aos seus antepassados. Mas também faz uma visita ao próprio passado, já que a história é inspirada em sua infância nos anos 1980, misturando ficção e fatos reais.

Para os desenhos, Tayra fez questão de convidar uma artista que também tivesse origem nipônica. A arte da edição é da ilustradora TalessaK (Gibi de Menininha, Memories).

Dentre as recompensas, é possível comprar pacotes da revista com desconto, para que os apoiadores possam distribuir entre amigos ou para quem se interessar pelo tema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui