10 regras das escolas do Japão, que dificilmente vemos aqui no Brasil

0
76
10 regras das escolas do Japão, que dificilmente vemos aqui no Brasil

A cultura japonesa é bem diferente da brasileira em diversas formas, seja na alimentação, costumes e até nas escolas, um ambiente que influencia positivamente na cidadania. Então, hoje você vai conhecer 10 regras das escolas do Japão, que dificilmente vemos aqui no Brasil.

Normas das escolas japonesas

A educação no Japão é muito famosa por sua excelência, mas é bem diferente em comparação com as regras que encontramos no nosso país. Isso porque os japoneses valorizam muitos outros comportamentos. Confira abaixo!

  • Pontualidade

A pontualidade é uma característica muito importante no país, inclusive nas escolas. As aulas iniciam às 08:30 horas e os estudantes precisam estar no local antes desse período, e apenas podem atrasar em situações urgentes.

  • Férias curtas

As férias escolares de verão dos japoneses só duram de 5 a 6 semanas. Ademais, mesmo no período de férias, em algumas ocasiões a presença na escola é obrigatória para realizar aulas extracurriculares.

  • Qualidade da alimentação escolar

O almoço das crianças nas escolas é bem balanceado, dispondo de sopa, arroz, peixe e fruta. Além disso, a refeição é feita em coletividade e o desperdício de alimentos não é aceito.

  • Alunos e professores mantêm a escola limpa

Diferentemente do que acontece aqui no Brasil ou em outros países, as escolas no Japão não possuem zeladores. Isso porque os responsáveis pela higiene do local são os professores e os próprios alunos.

  • Proibido o uso de celular na escola

Os(as) estudantes não podem utilizar celular dentro das escolas para não prejudicar seu aprendizado. Caso eles precisem utilizar o telefone, é necessário se dirigir ao estacionamento ou à frente da escola após o término ou intervalo das aulas.

  • Aula aos sábados

Algumas escolas oferecem aulas também aos sábados e os estudantes só possuem o domingo para descanso. Além disso, a carga horária escolar é alta e os(as) alunos(as) do ensino médio não conseguem trabalhar parcialmente, apenas se a escola autorizar.

  • As crianças vão sozinhas a escola

O incentivo à independência das crianças é um ponto muito importante no Japão. Então, elas começam a ir em grupos para a escola, mas com a supervisão de um adulto para auxiliá-los em travessias perigosas.

  • Proibido o uso de acessórios

Nas escolas japonesas não se pode utilizar nenhum tipo de acessório, sejam anéis, brincos, colares ou relógios. O único item permitido é o elástico de cabelo, que deve ser de cor preta, marrom ou azul marinho.

  • Respeito pelos professores

As saudações são costumes da cultura japonesa e o cumprimento ao professor na sala de aula é fundamental. Assim, quando o professor entra na sala e quando a aula termina, todos os estudantes se curvam perante o educador.

  • Clubes e aulas extracurriculares

Por fim, todos os estudantes precisam participar de no mínimo uma atividade extracurricular dentro da escola. As aulas são referentes a artes, culinária, cultura, literatura ou esportes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui