A Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES) recebeu uma doação de 792 exemplares de mangás, os quadrinhos típicos do Japão, de gêneros variados, com o objetivo de estimular e aumentar o interesse dos frequentadores da biblioteca pela cultura japonesa.
A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult); a Fundação Japão, órgão ligado ao Ministério de Relações Exteriores japonês; e o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro.
No último dia 8, uma comitiva do Consulado esteve no Espírito Santo para acompanhar a entrega dos exemplares que farão parte do acervo da BPES. Eles foram recebidos pelo governador Renato Casagrande (PSB), no Palácio Anchieta, em Vitória.
Participaram do encontro o secretário estadual de Cultura, Fabricio Noronha; o cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba; e o representante da Fundação Japão em São Paulo, Masaru Susaki.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/g/B/ueUtASRhyZ35IwhBsNyQ/mangas.jpg)
Consulado Japonês doou 792 mangás para Biblioteca Pública do ES — Foto: Divulgação/Fundação Japão
De acordo com o governo, o objetivo deste projeto de doação de mangás é tornar a cultura japonesa disponível para mais pessoas.
Os interessados em conhecer os títulos podem visitar a Biblioteca Pública. Os quadrinhos ficarão disponíveis para leitura somente nas instalações da BPES.
“Estamos recebendo um acervo importante da cultura japonesa. Os brasileiros têm muita admiração pelos japoneses e sua cultura milenar. Um povo que enfrentou muitas dificuldades na história e sempre venceram com muita elegância, educação, cultura e respeito. Valorizam o ambiente familiar e respeitam a natureza. Quando recebemos esses mangás, nós damos oportunidade aos descendentes de japoneses e aos jovens capixabas de desfrutar um pouco mais da cultura japonesa, estreitando ainda mais nossa relação. Que essa parceria que estamos consolidando hoje se estenda para outras áreas”, afirmou o governador.
A Biblioteca Pública do Espírito Santo fica na Avenida João Batista Parra, 165, na Praia do Suá, em Vitória, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h.