Akimatsuri surpreende organizadores com público 50% a mais que o esperado

0
63
Akimatsuri surpreende organizadores com público 50% a mais que o esperado

O Festival de Outono Akimatsuri encerrou no último domingo (18) com sucesso de público – 50% acima do que o esperado pelo Bunkyo de Mogi das Cruzes, organizador do evento. Foram dois finais de semana intensos, com muitas atividades culturais japonesas, lazer e entretenimento, imersão nos costumes japoneses, gastronomia e oportunidades para negócios.

A rotatividade do público fez com que o evento não tivesse superlotação, embora sempre muito bem movimentado, principalmente nos horários das refeições. “Recebemos muitos visitantes para almoçar e jantar, então, nesses horários o evento está sempre mais cheio”, explica Frank Tuda, presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes. A procura pelos pratos típicos foi tão grande que foram necessárias quatro toneladas de macarrão cozido para atender a demanda e apoio do restaurante japonês Eda Sushi, que trouxe seus funcionários para participarem de maneira voluntária da barraca do Bunkyo.

Outra novidade gastronômica foi o espetinho de wagyu, uma carne nobre, típica japonesa, que no varejo pode ser encontrada por até mil reais o quilo. “Na festa, muitos tiveram a oportunidade de degustar essa carne, que não é acessível para a maioria. A ação foi uma parceria com a Prime Beef, que fez uma condição especial para o festival”, enfatiza Frank.

As atrações de palco e as atividades culturais japonesas também chamaram atenção do público, principalmente de quem foi pela primeira vez ao festival. “A cultura e os costumes japoneses são ricos em detalhes, tem sempre uma boa história por trás, cerimônias e folclore que encantam a todos nós. E tudo isso faz com que o visitante queira fazer essa imersão cultural. Somente no tooro nagashi, recebemos mais de 3 mil pessoas este ano”, destaca Haroldo Onoda, coordenador cultural do Akimatsuri.

O pavilhão agrícola também foi um dos pontos de grande movimentação das pessoas, que foram conferir e comprar os produtos hortifrutigranjeiros da região, comercializados a preço de produtor. “Foi satisfatório para os agricultores que participaram da exposição porque 2021 foi um ano difícil para muitos. A alta dos insumos e as geadas prejudicaram as atividades, principalmente os pequenos e médios produtores”, relembra o presidente do Bunkyo. “E o Akimatsuri ajuda na divulgação e também venda dos produtos”, complementa.

Beleza nikkei

No último sábado do evento (16), o Akimatsuri elegeu os pequenos do Concurso Miss e Mister Akimatsuri Júnior. No feminino, foram eleitas Valentina de Mello Iwao (7 anos), como Miss Akimatsuri Júnior, Anna Mai Sasaki Abe (6 anos), como 1ª Princesa, Beatriz Iraha Bernardes (7 anos), como 2ª Princesa, e Fernanda Mie Ruz Koga (6 anos), como Miss Simpatia. No masculino, Gustavo Masayuki Nakahara (7 anos) foi eleito o Mister Akimatsuri Júnior, Hayan Gael Nakamura (7 anos) 1º Príncipe, Miguel Maeda Magalhães (8 anos) 2º Príncipe, e Bento Hiroaki Barbosa Goto (7 anos) Mister Simpatia.

Já no primeiro sábado do festival, dia 09, o concurso elegeu Natalia Mayumi do Prado Suzuki, 24 anos, Miss Akimatsuri 2022. Também foram vencedoras Izabella Mity Ikehara Ito, 25 anos, como Miss Simpatia, Juliana Miki Nakamura, 21 anos, como 2ª Princesa e MicaellyMicaelly Kaory Lopes Akizuki, 17 anos, como 1ª Princesa. Todas são de Mogi das Cruzes.

Entidades

Além da doação dos legumes, hortaliças e frutas usadas na exposição para entidades que prestam atendimento social em Mogi das Cruzes, o Akimatsuri todos os anos abre as portas para associações filantrópicas ou de cunho social. Neste ano participaram, a Apae de Mogi das Cruzes, Creche Bom Samaritano, a Creche CEIC Curumim, Kodomo-no-Sono, Kibô-no-Iê e Ikoi-no-Sono. A festa também arrecadou caixas de chocolate para a Campanha “Por um Abril Doce. Doe Bis”, do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, e abriu espaço para 48 artesãos que participam do projeto Mogi Feita a Mão, da Secretaria Municipal de Cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui