Cientistas criam hashis elétricos que realçam o sabor da comida

0
64
Cientistas criam hashis elétricos que realçam o sabor da comida

Cientistas japoneses desenvolveram um par de hashi (ou “pauzinhos”) que realça o gosto salgado de pratos com baixo teor de sódio, a novidade é uma maneira de ajudar pessoas que precisam reduzir ou evitar o consumo de sal devido a problemas de saúde.

O hashi foi desenvolvido em conjunto por cientistas do Laboratório do professor Homei Miyashita do Departamento de Ciência de Mídia Avançada da Universidade de Meiji, no Japão, e a produtora de alimentos japonesa Kirin.

Os pauzinhos realçam os sabores salgados por meio da estimulação elétrica de um minicomputador em forma de pulseira. Esse dispositivo transmite os íons de sódio dos alimentos por meio de uma corrente elétrica fraca para a boca do usuário, onde criam uma sensação de salinidade, segundo Miyashita.

Dessa forma, quando a quantidade de sal é reduzida, o sabor não é afetado, pois o dispositivo faz com que o sabor salgado “aumente” 1,5 vezes, explica o cientista. A iniciativa é parte de um esforço do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão para ajudar na redução da ingestão diária de sal da população japonesa, cuja quantidade representa o dobro daquela recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os pauzinhos podem ajudar na redução do consumo de sódio no Japão (Imagem: Reprodução/Universidade de Meiji)

Os pauzinhos que realçam o sabor podem ter bastante relevância no Japão, onde a dieta tradicional favorece os sabores salgados e ingredientes típicos da culinária japonesa, como missô e molho de soja — que tornam as dietas na nação insular do Pacífico ricas em sódio.

O maior consumo de sódio pode contribuir para o aumento da pressão arterial e um maior risco de doenças cardiovasculares e derrames. “Se tentarmos evitar consumir menos sal de maneira convencional, precisaríamos suportar a dor de cortar nossa comida favorita de nossa dieta ou suportar comer comida sem graça”, disse o pesquisador da Kirin, Ai Sato.

O professor Miyashita e a Kirin planejam refinar o protótipo dos pauzinhos e esperam poder comercializá-los no próximo ano.

Outros dispositivos que alteram sabores

Esta não é a primeira vez que os cientistas manipulam sabores com objetos, em dezembro do ano passado, a equipe do laboratório de Miyashita também desenvolveu uma tela de TV lambível, que imita diversos sabores de comida.

“O objetivo é tornar possível para as pessoas a experiência de algo como comer em um restaurante do outro lado do mundo, mesmo estando em casa”, explicou Miyashita.

Em 2016, outra equipe de pesquisadores japoneses também criou um garfo elétrico que realça os sabores salgados e azedos. A SpoonTek também já desenvolveu algo parecido: a empresa vende uma colher integrada com contatos elétricos que promete melhorar os sabores dos alimentos, tornando-os mais saborosos, suaves e menos azedos, por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui