No Japão, foi realizada uma pesquisa pela mídia educacional Ouchi Kyouzai no Mori, com o objetivo de descobrir que mangás do gênero shounen os pais querem que os filhos leiam. Os resultados são bem interessantes e, provavelmente, diferentes daqueles que teríamos se a pesquisa fosse feita com pais brasileiros.
#1. Slam Dunk (Takehiko Inoue)
Segundo a pesquisa, o mangá que ficou em primeiro lugar foi Slam Dunk, com mais de 38% dos pais recomendando a obra. O motivo para ele estar no topo é que muitos querem que seus filhos aprendam sobre dificuldades e alegrias do esporte, além de como trabalhar em equipe. Outro motivo foi o amor pelo basquete.
#2. Hikaru no Go (Yumi Hotta)
O mangá é um bom exercício mental que ensina sobre não desistir. Além disso, os pais ficam confortáveis em saber que não há nenhum tipo de representação cruel na obra.
#3. Yu Yu Hakusho (Yoshihiro Togashi)
Apesar dos pais buscarem evitar conteúdos violentos, eles acreditam que o mangá shounen Yu Yu Hakusho tenha uma poderosa história de amizade. Outros apontaram a facilidade de entender a história e os desafios enfrentados.
#4. Rurouni Kenshin (Nobuhiro Watsuki)
Outro shounen com suas doses de violência, mas que muitos entrevistados apontaram que é um estudo de história muito bom é Samurai X (Rurouni Kenshin). Além disso, Kenshin é considerado um personagem positivo e que ajuda no crescimento das crianças. O shounen ensina elas que devem proteger seus entes queridos.
#5. Demon Slayer (Koyoharu Gotouge)
O shounen mais novo da lista. Os pais acreditam que a história ensina as dificuldades da vida. Tanjiro também é considerado um bom exemplo por seu bom coração. Há também o fator novidade, pois é o mangá mais popular atualmente.
#6. One Piece (Eiichiro Oda)
Óbvio que One Piece não ficaria de fora, afinal, um mangá focado em amizades verdadeiras e leais é o que muitos pais buscam. Além dele falar sobre outros assuntos relevantes para um crescimento pessoal.
Essas foram nossas seis primeiras posições, e as de maior destaque, mas há vários outros shounens que foram lembrados. Em sétimo tivemos Soul Hunter (Ryu Fujisaki), em oitavo Sexy Commando Gaiden: Sugoi yo!! Masaru-san (Kyosuke Usuta), em nono Doraemon (Fujiko Fujio) e em décimo Detetive Conan (Gosho Aoyama).
Você concorda com essa lista? Como acha que seria a lista de mangás shounen se tivesse sido feita no Brasil? (via Anime Galaxy Official)