Diretoria da Associação Okinawa de Campo Grande recebe visita de pré-candidatos nikkeis

0
44
Diretoria da Associação Okinawa de Campo Grande recebe visita de pré-candidatos nikkeis

A Associação Okinawa de Campo Grande, responsável pela manutenção da cultura Uchinanchu no Mato Grosso do Sul abriu suas portas nesta sexta-feira, dia 29, para uma visita dos pré-candidatos nikkeis nas próximas eleições para ouvir propostas e assumir compromissos para serem honrados num possível mandato popular no Legislativo Estadual.

Presidida atualmente por Marcel Arakaki Asato, a Associação Okinawa de Campo Grande vai comemorar no próximo dia 25 de setembro seu primeiro centenário de fundação da sua sede social e desde sua inauguração um esforço gigantesco tem sido empreendido por sucessivas diretorias para manter viva sua rica cultura e seu incrível estilo de vida longe de sua terra natal.

Dois pré-candidatos nikkeis se apresentaram à diretoria e puderam explanar suas qualificações e as ideias que adotaram como plataforma de trabalho no parlamento estadual a partir de 2023 com o apoio da comunidade nipo-brasileira aqui radicada.

TOSHIO SAKAI

Otacílio Sakai Jr, ou simplesmente Toshio Sakai é filho do ex-presidente da ACB (Associação Campograndense de Beisebol) Otacílio Sakai. Sua origem vem do esporte e sempre pautou sua vida pela educação e disciplina, aprendendo com seus ancestrais o valor da coletividade; da família e dos princípios da verdade e honestidade. Campograndense de nascimento, Toshio Sakai tem 46 anos, é formado em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Iniciou em 2012 sua carreira pública ao ser aprovado no concurso para Gestor de Atividades Gerais de Trânsito. Em 2016, foi eleito presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento de Trânsito de MS (Sindetran/MS), sendo reconduzido ao cargo em 2020 por mais três anos. Na última eleição em 2020, tentou uma vaga na Câmara Municipal tendo expressiva votação, mas não foi suficiente para conquistar uma cadeira naquele parlamento municipal.

ARTHUR KOGA

Arthur Mitsugi Koga é natural de Glória de Dourados/MS, 52 anos, casado com Sabina Avelar Koga, um casal de filhos (31 e 28 anos), bacharel em direito (graduado em 1999), servidor público federal da UFMS desde 1981, admitido como mensageiro (mirim) com 13 anos de idade. Foi chefe da Divisão de Pagamentos (folha de pagamentos da UFMS); chefe da Seção de Pessoal do Hospital Universitário/UFMS; gerente de recursos humanos no Hospital Regional Rosa Pedrossian (cedido); assistente de procurador federal na Procuradoria Federal no Estado de Mato Grosso do Sul da Advocacia-Geral da União (cedido); assessor de Desembargador do Trabalho do TRT24 (cedido). Na área social tem atuação no movimento SEGUE-ME (evangelização de jovens) do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, como casal tesoureiro; voluntário de movimentos assistenciais filantrópicos (Associação Pestalozzi de Campo Grande). Em 2020 também tentou uma vaga no parlamento municipal pelo partido Rede Sustentabilidade. Atualmente é o segundo suplente em seu partido.

Os diretores Marcel Arakaki Asato (Presidente), Patrícia Nogueira Aguena (Vice-presidente), Kendi Watanabe (vice-presidente de Consultoria Patrimonial), Eduardo Kanashiro (Presidente do Conselho Deliberativo), Dirce Kimie Guenka (Departamento Fujinkai), Crystian Proença Justino (Departamento de Karaokê), Lucas Miyahira dos Santos (Diretor Cultural Adjunto I), Adélia Leico Shimabukuro e Hidehiko Shakihama (membros efetivos) e outros diretores que participaram de forma remota fizeram perguntas aos candidatos e manifestaram o desejo de sucesso no pleito de outubro de 2022.

Segundo o presidente Marcel Asato, a visita dos pré-candidatos nikkeis na entidade é a forma mais democrática praticada por sua diretoria de oferecer a oportunidade desses postulantes a uma cadeira no parlamento estadual de expressar suas ideias e apresentar propostas à comunidade que eles pertencem, seja por laços culturais ou raciais e que possam atuar na defesa e disseminação da rica cultura de seus antepassados no Mato Grosso do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui