Vereador Tabosa entrega comenda a dois ativistas de direitos humanos na Câmara Municipal

0
102
Vereador Tabosa entrega comenda a dois ativistas de direitos humanos na Câmara Municipal

O vereador Marcos Tabosa (PDT) participou da sessão solene na noite desta quarta-feira (14), quando a Câmara Municipal de Campo Grande outorgou a Medalha Legislativa “Nelson Denis” de Direitos Humanos Campo-Grandense. A homenagem foi instituída pela Resolução n. 1.350/21. O evento ocorreu no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis.

Conforme a resolução, a honraria é dedicada a todos os cidadãos que tenham se destacado em ações e projetos voltados para a pauta humanística, visando à defesa de direitos pela dignidade de todos os seres humanos de forma individual e coletiva nas suas respectivas relações para com o Estado. A data escolhida para a solenidade também advém do Dia Internacional de Direitos Humanos, celebrado desde 10 de dezembro de 1950 pela ONU – Organização das Nações Unidas, em homenagem à oficialização da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

“É uma honra receber essa medalha e mais ainda de ter o nome de um amigo meu, Nelson Denis. É uma honra poder falar em nome dos homenageados. Hoje aqui estão mulheres e homens que fazem a diferença e defendem os diretos humanos. Quero aqui dedicar essa medalha a toda a minha equipe do núcleo de prática jurídica, desenvolvendo os direitos humanos, dia e noite. Dedico a todos vocês e parabenizo todos os vereadores pela honraria. Aproveito para pedir que todos aqui presentes sejam ativistas dos direitos humanos. Defendam os direitos humanos!”, discursou Marcos Ribeiro dos Anjos, em nome dos homenageados.

O Presidente do Centro de Direitos Humanos Marçal de Souza, Dr. João Cyrino, citou: “Nós precisamos lembrar que direitos humanos são transversais e inalienáveis. Todas as pessoas humanas, só pelo fato de serem humanas, têm direitos. Parabéns a todos e a todas aqui presentes, porque fazer direitos humanos é uma batalha diária”, disse.

Reconhecimento: A escolha do Nelson Denis de Direitos Humanos Campo-Grandense como nome da Medalha Legislativa se deu em razão da sua participação ativa em ações e projetos focados à temática. Em 2017 foi um dos principais partícipes da 1ª Subsecretaria Municipal de Direitos Humanos de Campo Grande – MS.
Nelson também representava uma das figuras mais icônicas da 3ª (Terceira) idade, sendo um membro atuante da Coordenadoria de Defesa de Pessoas Idosas de Campo Grande – MS e fundador do Grupo de Idosos do Bairro Serradinho, lutando por condições dignas aos Idosos da Capital.

Para marcar a data e reconhecer o significado do evento, o vereador Marcos Tabosa escolheu homenagear duas pessoas que tem dedicado a vida à causa dos Direitos Humanos em Campo Grande, buscando com seu trabalho e militância desenvolver uma consciência de respeito aos direitos humanos. São eles, o Professor Dr Marlon Leal Rodrigues e a militante humanista Kelly Cristina da Costa

Marlon Leal Rodrigues

Prof. Marlon Leal Rodrigues, militante político pelas causas sociais dos grupos minoritários e professor universitário. Tanto na militância política junto aos movimentos sociais quanto no espaço acadêmico- pesquisa – a pauta dos direitos sociais e humanos tem se tornada uma tônica. Suas ações e sua produção acadêmica e produção não acadêmica refletem sua posição política a favor das minorias e uma preocupação na construção não apenas de direitos e garantias, mas sobretudo, a construção de uma sociedade humanizada.

Kelly Cristina da Costa

Kelly Costa é militante humanista, já foi candidata a vice prefeita por Campo Grande e trabalha na área de gestão pública como assessora parlamentar na Câmara federal. Seu foco é a organização das mulheres na periferia e mãe solo, onde debate o problema das creches que é uma política pública emancipadora para as mulheres da periferia.

Profundo conhecedor do trabalho dos homenageados na área dos direitos humanos, o vereador Marcos Tabosa realiza um antigo sonho de poder tornar público o esforço solitário que essas duas pessoas realizam ao longo dos anos em Campo Grande. “Parabenizo todos os homenageados, em especial ao Marlon e a Kelly pelo muito que já fizeram a esta nobre causa”, disse o vereador Tabosa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui