Em sessão solene na Câmara Municipal vereador Tabosa outorga medalha a profissionais da enfermagem

0
70

A Câmara Municipal de Campo Grande realizou, na noite desta quarta-feira (17), sessão solene de outorga da Medalha Legislativa “Wanda Horta”, em comemoração ao Dia Municipal da Enfermagem. A data foi instituída na Casa de Leis por meio das Resoluções 1.126/2011 e 1.278/2018.

O vereador Marcos Tabosa, do PDT, demonstrou reconhecimento pela importância da profissão de enfermagem em todas as sociedades, incluindo a de Campo Grande. Como forma de representar todos os profissionais que se dedicam diariamente ao cuidado de pessoas doentes, o vereador concedeu a significativa homenagem da Medalha Legislativa “Wanda Horta” aos enfermeiros Rayanne Soares de Lima e Eder Rodrigues de Lima. Essa iniciativa é uma maneira de valorizar e destacar o trabalho árduo e essencial dos profissionais da enfermagem, que desempenham um papel fundamental na assistência à saúde e no bem-estar da comunidade.

Eder Rodrigues de Lima

Enfermeiro Eder Maguila com é conhecido, entrou no Exército Brasileiro 1995, atuando na área da saúde. Em seguida fez curso de Auxiliar de Enfermagem e não parou mais, buscando sempre capacitação neste setor. Concluiu o curso de Bacharel em Enfermagem e Pós-Graduação em Urgência e Emergência. Há 25 anos de atuação nesta profissão, Maguila atualmente é enfermeiro assistencial do hospital El Kadri e licenciado do Hospital Regional para o SINTSS/MS para o cargo de diretor de esporte cultura e laser.

Rayanne Soares de Lima

 Rayanne é enfermeira formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e enfermeira obstetra, formada pela Residência de Enfermagem Obstétrica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente atua como enfermeira obstetra backup do Centro de Parto Normal – Lúmen

O papel do enfermeiro na saúde pública é fundamental e abrangente. Os enfermeiros desempenham diversas funções para promover a saúde, prevenir doenças, e fornecer cuidados aos indivíduos, famílias e comunidades. Alguns dos principais aspectos do papel dos enfermeiros na saúde pública incluem a promoção da saúde e prevenção de doenças; monitoramento e controle de doença; planejamento e gestão de serviços de saúde; cuidados primários de saúde; educação em saúde, entre outros serviços. Eles fornecem informações sobre doenças, tratamentos, cuidados preventivos, bem como instruções sobre medicamentos, autocuidado, práticas de higiene e outros aspectos relacionados à saúde.

Essas são apenas algumas das diversas funções desempenhadas pelos enfermeiros especialmente na saúde pública. Eles trabalham em estreita colaboração com outros profissionais de saúde, agências governamentais, organizações não governamentais e a comunidade em geral para garantir a promoção da saúde, prevenção de doenças e a prestação de cuidados de qualidade para a população.

“O Dia Municipal dos Enfermeiros e Enfermeiras é uma oportunidade de reconhecer e celebrar as contribuições valiosas e o trabalho dedicado dos profissionais de enfermagem em todo o mundo. É um momento para destacar seu papel essencial na prestação de cuidados de saúde, sua dedicação ao bem-estar dos pacientes e sua capacidade de promover a saúde e prevenir doenças”, lembrou o vereador Tabosa

Para o vereador Marcos Tabosa, que é também presidente do Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais de Campo Grande, a data serve como um lembrete de que a enfermagem é uma profissão essencial e vital para o funcionamento dos sistemas de saúde em todo o mundo. “É uma oportunidade de expressar gratidão e reconhecimento pelos enfermeiros e enfermeiras, que desempenham um papel crucial na promoção, prevenção, cuidados e recuperação da saúde das pessoas”, finaliza Tabosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui