Qual o melhor horário para praticar exercícios? Ciência diz ter a resposta

0
51

Descubra qual é o melhor horário para praticar exercícios físicos no dia a dia, de acordo com um estudo recente a respeito desse tema.

Praticar exercícios físicos é uma das formas de cuidar da saúde e obter bons resultados me curto, médio e longo prazo. No entanto, será que existe um horário ideal praticar a atividade física? A ciência demonstra ter respostas interessantes para esse tipo de questionamento.

Descubra o que a ciência diz sobre o assunto

A revista Fortune apresentou um estudo bem interessante realizado com 56 participantes ativos de meia-idade. Todos eles possuem peso equilibrado e não tinham problemas de saúde conhecidos. O objetivo foi entender mais a respeito da atividade física, como o melhor horário para praticar os exercícios.

Essa pesquisa pode ser encontrada pelo seu título: “Exercício pela Manhã Reduz a Gordura Abdominal e a Pressão Arterial nas Mulheres; Exercício Noturno Aumenta o Desempenho Muscular nas Mulheres e Reduz a Pressão Arterial nos Homens”

Os exercícios matinais, de acordo com o estudo, são os melhores para queimar a gordura abdominal. A prática ainda contribui para diminuir a pressão arterial em mulheres. Porém, os treinos noturnos são mais eficientes para aumentar força, potência, resistência muscular e humor.

No caso dos homens, os exercícios noturnos surtiram bons efeitos para reduzir a pressão e o risco de doenças cardíacas. Também ajudaram a diminuir a sensação de fadiga e promoverão maior queima de gordura corporal.

“Os benefícios do exercício multimodal tanto pela manhã quanto à noite para melhorar a saúde cardiometabólica e o humor, bem como os resultados de desempenho físico em mulheres e homens, foram claramente demonstrados”, disse Paul J. Arciero, autor da pesquisa. O artigo está disponível na revista Frontier sins Physiology.

Devo praticar exercícios em qual horário

Com base nas informações acima, o horário para a prática de exercícios deve ser diferente para homens e mulheres. Além disso, o objetivo da atividade também conta na hora de fazer essa escolha.

Ainda assim, os pesquisadores são unânimes em ressaltar que o horário é irrelevante, desde que ele seja bom para cada pessoa. Por isso, escolha o tempo que melhor se encaixa dentro da sua própria rotina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui