Esqueça Hollywood. Novo Godzilla japonês é o mais assustador de sempre

0
50

O filme realizado por Takashi Yamazaki marca o regresso da criatura destruidora. Trailer da produção já foi divulgado.

Após duas décadas aprisionado nas garras da indústria de Hollywood, facto que levou ao esgotamento do fascínio cinematográfico por Godzilla, o monstro regressou às origens. E por origens, entenda-se o cinema japonês, claro.

A criatura serve de metáfora aos terrores vividos pelos japoneses durante os bombardeamentos atómicos de Hiroshima e Nagasaki. Surgiu em 1954, no filme com o seu nome — Kaiju em japonês. Na altura, o Japão vivia um momento traumático, ainda a recuperar do choque e da destruição provocada por Little Boy e Fat Man, nome dado aos dois engenhos nucleares que aniquilaram milhares de japoneses de forma quase instantânea.

É precisamente esse o espírito do novo filme de Takashi Yamazaki, um Japão pós-guerra com recursos escassos e a lutar para se reerguer depois do golpe fatal da II Guerra Mundial desferido pelos Estados Unidos. Fica também no ar a eterna dúvida sobre a metáfora de Godzilla: tenderá a representar a destruição nuclear — é, de resto, um lagarto mutante, transformado pela radioatividade — ou o poderio do gigante adormecido que são os EUA?

“O Japão vive o momento mais desesperante da sua história. Depois da guerra e reduzido a zero, Godzilla aparece e mergulha o país a um estado negativo”, refere a sinopse. O filme serve também para comemorar os 70 anos do monstro.

“Godzilla Minus One” tem estreia marcada para 3 de novembro no Japão, sendo que chegará aos EUA a 1 de dezembro. Ainda não há data de estreia nas salas de cinemas nacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui