Por indicação de Tabosa, Câmara Municipal outorga Moção de Congratulação a atleta surdo

0
36

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou, na sessão desta terça-feira, dia 12, uma Moção de Congratulação apresentada pelo vereador Marcos Tabosa (PDT), destinada ao atleta surdo Rivair Souza da Silva, pela notável conquista da medalha de ouro na modalidade boliche na etapa nacional da Surdolimpíada, ocorrida em Londrina (PR), nos dias 02 e 03 de dezembro.

Neste evento os atletas sul-mato-grossenses competiram nas modalidades individuais e em duplas de boliche, vôlei de praia e mountain bike. Rivair, atleta surdo do município de Dourados, alcançou o lugar mais alto do pódio no boliche e recebeu medalha de ouro. Com esse resultado, foi selecionado para representar o país na Surdolimpíada Mundial, que será realizada em 2025 em Tóquio, no Japão.

Os atletas surdos enfrentam desafios únicos em suas carreiras esportivas, mas muitos têm superado essas barreiras para alcançar sucesso e excelência em diversas modalidades. O esporte oferece uma plataforma inclusiva para pessoas surdas demonstrarem suas habilidades atléticas e promoverem a conscientização sobre as questões que enfrentam.

A comunidade de atletas surdos participa de uma variedade de esportes, desde esportes individuais como atletismo e natação até esportes de equipe como futebol, basquete e vôlei, entre outros. As principais adaptações nos esportes para atletas surdos frequentemente envolvem ajustes na comunicação. Treinadores e colegas de equipe podem usar linguagem de sinais, e eventos esportivos podem incluir sinais visuais ou luzes piscantes para indicar início e término de ações.

É importante destacar que o sucesso dos atletas surdos não está limitado pela surdez, e muitos têm alcançado realizações notáveis em suas carreiras esportivas, servindo como inspiração para outros e desafiando estereótipos. Cada vez mais, a sociedade e a comunidade esportiva estão reconhecendo a importância da inclusão e trabalhando para criar ambientes esportivos mais acessíveis e igualitários para atletas surdos e com outras deficiências.

“Conquistas esportivas como essa servem como inspiração para as demais atividades do cotidiano humano, demonstrando que com dedicação e trabalho árduo, é possível alcançar o sucesso em nível nacional e até mundial”, afirmou o vereador, lembrando que a conquista de uma medalha num evento desta envergadura traz um grande senso de orgulho para o estado de Mato Grosso do Sul, mostrando que o Brasil está entre as potências desportivas da América e que essa moção de congratulação enaltece a importância da conquista da atleta surdo Rivair Souza da Silva, destacando seu talento e esforço pessoal. “Essa conquista é um exemplo brilhante do potencial esportivo e do orgulho estadual e também nacional” finalizou Tabosa.

Como reside na cidade de Dourados, o surdoatleta Rivair não pode estar presente na sessão da Câmara Municipal de Campo Grande que concedeu a honraria, sendo representado pelo presidente da Federação Desportiva dos Surdos de Mato Grosso do Sul, Adriano Gianotto, que recebeu das mãos do vereador Tabosa a Moção de Congratulação, firmando compromisso de encaminhar a premiação ao homenageado na cidade de Dourados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui