A Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande, sedia em suas dependências na sede social, neste final de semana, dias 26 e 27, a 1ª Etapa do Circuito Estadual Escolar de Xadrez, promovido pela FEEMS (Federação Escolar de Esporte de Mato Grosso do Sul) em parceria com os governos do Estado e Município, através da Fundesporte e DEAC.

Esta primeira etapa do circuito conta com a participação de 209 enxadristas, todos oriundos de escolas municipais, estaduais e particulares de Mato Grosso do Sul de cidades como Campo Grande, Três Lagoas Anastácio, Corumbá, Nova Andradina e Sidrolândia na faixa etária entre 8 e 17 anos.
O xadrez oferece diversos benefícios para a saúde, tanto física como mental. A prática regular do jogo ajuda no desenvolvimento de habilidades cognitivas, memorização, concentração, raciocínio lógico e rapidez nas tomadas de decisões. Além disso, o xadrez promove o desenvolvimento da criatividade, da estratégia e da resiliência, contribuindo para a melhoria da saúde mental e emocional.
Nascida da necessidade de promover o xadrez e outros esportes para jovens com vínculos escolares, a FEEMS está subordinada diretamente a CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar), que organiza eventos esportivos por todo o País. “O esporte começa na escola”, afirma Emerson Ramos, presidente da FEEMS, que acredita no esporte como ferramenta de transformação social da criança hoje na construção do cidadão do bem no futuro.
Os vencedores desta primeira etapa estão automaticamente classificados para o 2ª circuito que será realizado em outubro na cidade de Três Lagoas. A terceira etapa ainda não tem data e cidade definida, mas segundo o presidente da FEEMS, Emerson Ramos, será entre as cidades de Corumbá ou Anastácio, com data ainda a ser definida.
Emerson Ramos afirmou ainda que a escolha da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira para sediar esta primeira etapa do Circuito Estadual do Xadrez deu-se em função do seu comprometimento com a disciplina, educação e o esporte como ferramenta de inclusão social. Muitos outros esportes, como o próprio xadrez, karatê, tênis de mesa e de quadra, igô, futebol de salão, gatebol, voleibol, natação, etc., além de inúmeras atividades culturais são promovidas pela entidade para promover a integração social de seus jovens, ajudando na construção de uma sociedade mais humana e igualitária.