A Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira organizou e realizou neste domingo, dia 04, na sede campo, saída para Três Lagoas, a 38ª edição do Undokai, tradicional gincana japonesa, reunindo mais de 2 mil pessoas no local. O evento iniciou às 8h e seguiu até 17h, com muitas atividades esportivas para pessoas de todas as idades. Mais de 200 voluntários atuaram nos bastidores para proporcionar um dia incrível de lazer e entretenimento à comunidade campogradense.

O Undokai surgiu no Japão por volta de 1880, quando foi declarada na constituição que os familiares deveriam se reunir nas escolas anualmente com o objetivo de se confraternizar. Undokai é uma palavra composta: “undô” significa esporte e movimento, e “kai” é reunião em japonês. Porém, a melhor tradução para Undokai é gincana esportiva familiar.
O objetivo principal é a confraternização e o fortalecimento dos laços comunitários, com premiações simbólicas. Além dos jogos, houve barracas com pratos típicos japoneses, como sobá, sushi e tempurá, e apresentação de Taikô. Autoridades presentes destacaram a importância do evento para a cultura e o incentivo ao esporte, ressaltando a contribuição da comunidade japonesa para o desenvolvimento do estado.
Segundo o vice-presidente da associação e organizador do evento, Claudio Sussumu Oikawa, o espírito do Undokai é a confraternização entre os participantes. “Não é preciso ser atleta, o importante é participar. As premiações são simbólicas, como lápis ou biscoitos. O foco é fortalecer os laços comunitários. Este evento não se destina somente para os descendentes de japoneses. Quem não é descendente também pode vir. As crianças se divertem, os idosos também, é um momento em que todo mundo tem vez”, garante Oikawa.
Reconhecendo a importância da cultura nipo-brasileira na formação de Campo Grande e Mato Grosso do Sul, os governos estadual e municipal mantém estreita parceira com a comunidade japonesa. Representando o governador Eduardo Riedel (PSDB), o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destacou a importância do evento para a memória cultural de Mato Grosso do Sul e como incentivo à prática esportiva.
“Ele foi criado com uma finalidade muito bacana: estimular a prática de atividade física e a educação física, principalmente entre crianças e idosos. É muito legal ver a Associação Nipo manter essa tradição viva aqui em Campo Grande”, disse o secretário, lembrando que a presença do governo não é só um apoio, mas uma forma de gratidão e reconhecimento não apenas nesse evento, como também em outras atividades promovidas pela comunidade, como o Bon Odori, Festival do Japão que celebram a cultura japonesa no MS. O Estado fornece toda a infraestrutura necessária para o evento, como tendas, som e ambulância. “É um gesto de reconhecimento à contribuição da colônia japonesa na construção e no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, acrescentou Marcelo.
Representando a prefeita Adriane Lopes (PP), o secretário de Articulação Regional, Darci Caldo, também destacou a relevância do evento para a cidade. “A sociedade nipônica ajudou a construir nosso Estado e nosso município. São diversos profissionais que a comunidade japonesa oferta a cidade. É uma festa importante, de reunião familiar e de valor cultural. A Prefeitura não poderia ficar de fora disso e sempre esteve presente”, disse Darci, destacando sua ligação pessoal com a cultura japonesa. “Já morei no Japão por três anos e minha esposa é descendente, então a cultura japonesa está dentro da minha casa, a gente convive com isso”, finalizou o secretário que no evento participou de uma provada esportiva chamada “Copa do Mundo” ao lado de outras autoridades convidadas.