A comunidade nipo brasileira de Campo Grande realiza neste final de semana, 16 e 17 de agosto, a 39ª edição do Bon Odori, na sede campo da AECNB – Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande, localizada na Avenida Ministro João Arinos, 1792 – saída para Três Lagoas. O evento faz parte da programação festiva da capital na celebração do aniversário de Campo Grande.
Evento tradicional, com quase 40 anos, o Bon Odori – abreviatura de Urabon – tem sua origem no Budismo, quando os japoneses se reuniam em festa para agradecer a colheita e celebrar as almas dos antepassados. O som dos tambores típicos (taiko), das flautas de bambu (fue) e do canto em estilo min’yo embalam a dança que consiste em movimentos delicados e simples com cinco gestos básicos que simbolizam: colher, ceifar, semear, agradecer e festejar. Durante o evento, uma extensa programa cultural será oferecida ao público em geral como tambores, dança, música tradicional japonesa, além de comidas típicas da colônia local, como sobá, sushi e yakisoba, entre outras iguarias da culinária regional e oriental.
A dança Bon Odori varia de região para região, com diferentes estilos e músicas, mas o propósito é sempre o mesmo: celebrar a memória dos entes queridos e reforçar os laços comunitários. As danças são simples e repetitivas, permitindo que pessoas de todas as idades participem. O festival é marcado por uma atmosfera festiva, com barracas de comida, jogos e outras atividades culturais.
