Maringá FM transmite programa em homenagem à imigração japonesa

0
56
Maringá FM transmite programa em homenagem à imigração japonesa
002625 VAPOR KASATO MARU ATRACADO NO CAIS. SANTOS (SP), 1908 OBS.: O KASATO MARU TROUXE OS PRIMEIROS JAPONESES PARA O BRASIL. Acervo Memorial do Imigrante, São Paulo

No dia 18 de junho, quando a chegada do Kasato Maru no porto de Santos (SP) completará 112 anos, a Maringá FM, com apoio de veículos de comunicação da comunidade japonesa no Brasil, irá transmitir um programa especial com músicas, fatos marcantes da história da imigração e depoimentos de importantes representantes da comunidade nipônica no País. Maringá tem uma das comunidades japonesas mais representativas do País.

A produção do programa está a cargo do produtor de eventos Takao Sato, responsável por grandes eventos que celebram a cultura japonesa no Brasil, como o Festival Nipo-brasileiro, em Maringá, e o Rio Matsuri, no Rio de Janeiro. “O mundo inteiro tem cerca de 3 milhões de nikkeis fora do Japão, e 2 milhões deles estão no Brasil – só em São Paulo, há 1 milhão. Podemos dizer que o Brasil é o país que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão. Nesse contexto, Maringá é um exemplo de preservação dessa cultura. Vamos celebrar tudo isso em um programa muito especial, que vai mesclar história, música e grandes personalidades”, conta Sato.

Do outro lado do mundo, a presença brasileira também é forte. Cerca de 200 mil brasileiros vivem hoje na Terra do Sol nascente, principalmente nas províncias de Aichi, Shizuoka e Mie. “A ideia é estabelecer parcerias com entidades, influenciadores e veículos de comunicação do Japão que possam fazer a disseminação desse conteúdo entre os brasileiros que lá vivem, para fortalecer ainda mais esse rico intercâmbio cultural”, justifica o produtor.

Para a head de comunicação da Maringá FM, Jany Lima, contar a história da imigração japonesa no Brasil é celebrar a própria história de Maringá.

“Os japoneses e seus descendentes contribuíram muito para o desenvolvimento de nossa cidade e representam uma parcela importante de nossa comunidade. Essa história deve ser sempre lembrada, e nós como o principal grupo de comunicação da cidade estamos retribuindo toda essa dedicação com essa homenagem”, diz Jany.

O programa vai ao ar às 20 horas do dia 18 de junho, quinta-feira, na frequência 97,1 FM, para Maringá e mais de 100 cidades da região. De qualquer lugar do mundo, o público poderá acompanhar o programa ao vivo pelo site da rádio e, depois, o conteúdo será transformado em um podcast que estará disponível nas principais plataformas de streaming de música.

A iniciativa conta com o apoio do Jornal Nippak, Nikkey Shimbun, Revista Mundo OK, Portal Oriente-se, Yomitai – Estação Multimídia, Made in Japan, Hashitag, AkibaSpace, Podcast +81 – Código de Área do Japão, Utiná Press, Rádio Nikkey (Toyohashi), Japão Aqui, Alternativa e Maringá e Região Convention & Visitors Bureau.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui