Data é comemorada no dia 20 de junho em todo o mundo

0
58
Data é comemorada no dia 20 de junho em todo o mundo
A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Bunkyo, segue respeitando as recomendações de distanciamento social para conter a disseminação do Covid-19 – Novo Corona Vírus. Porém, neste período de pandemia, através da comissão organizadora do Projeto Geração, inova e promove a celebração do Dia Internacional do Nikkei através de uma Live, transmissão online ao vivo e gratuita, rompendo as barreiras físicas e ampliando o seu alcance para todos os países do Mundo.
DIA INTERNACIONAL DO NIKKEI
A data foi instituída em 2018 na Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior (Kaigai Nikkeijin Taikai), em Honolulu, Havaí, com o objetivo de valorizar e unir os, aproximadamente, 3 milhões de nikkeis ao redor do mundo. A escolha do dia é alusiva à chegada do primeiro grupo de emigrantes japoneses no Havaí, dando-se, assim, início, em 1868, à história da imigração japonesa. No Brasil, recentemente, a data incorpora a Lei número 17.169/2019, de autoria do vereador Aurélio Nomura (PSDB), que incluiu no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo, como o Dia Internacional do Nikkei, a ser comemorado todo dia 20 de junho.
A importante data não poderia passar em branco, como destaca o Presidente do Bunkyo. “Este ano estamos celebrando 112 anos da imigração japonesa ao Brasil. Hoje, o Brasil tem a maior população Nikkei além do Japão. Talvez, nunca nestes longos anos, comemoramos com tanta ênfase a nossa comunidade”. Além disso, a novidade de protagonizar uma edição online é bem aceita e receptiva: “O Bunkyo, como maior entidade representativa da comunidade Nikkei, tem o maior orgulho de organizar e sediar esta data emblemática”, como destaca, Renato Ishikawa.
LIVE DO BRASIL PARA O MUNDO
A apresentação será online e ao vivo, através das redes sociais do Bunkyo: Youtube e Facebook, em formato de revista eletrônica com apresentações artísticas, depoimentos de convidados e personalidades da comunidade nikkei de forma interativa e descontraída. Destaque desta edição é a apresentação do resultado do Projeto Geração com a revelação dos valores nipo-brasileiros ditos pela voz da comunidade em diversas cidades do Brasil. Além disso, a oportunidade de transmissão online do evento amplia o elenco de convidados com representantes, atrações e convidados de todo o Brasil, países da América Latina, Havaí e diretamente do Japão. Segundo o coordenador do evento, Alexandre Kawase, a organização dessa live está sendo um desafio, pois é um
dos primeiros eventos online realizados pelo Bunkyo, que tem a tradição de promover grandes eventos presenciais. Ao mesmo tempo, queremos aproveitar a oportunidade para ampliar a presença digital do Bunkyo e realizar um evento, de fato, internacional.
Durante a programação será divulgada a campanha Amigo, promovida pelo Bunkyo para arrecadar doações para a manutenção do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil e do Pavilhão Japonês, dois centros culturais de suma importância para a comunidade Nikkei.
LIVE DO BRASIL PARA O MUNDO
Data
20 de Junho de 2020 – sábado (BRASIL)
21 de Junho de 2020 – domingo (JAPÃO)
Horário
20 horas – Horário de Brasilia
08 horas – Horário de Tokyo
Link – acesso gratuito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui