Tóquio e Washington assinam acordo de cooperação para exploração da Lua

0
43
Tóquio e Washington assinam acordo de cooperação para exploração da Lua

A cooperação foi estabelecida entre o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia (MEXT) japonês e a agência espacial norte-americana NASA na última sexta-feira (10).

“Demos um grande passo em direção ao primeiro desembarque de japoneses na Lua”, disse o ministro chinês Koichi Hagiuda em coletiva de imprensa após uma reunião do gabinete.

“Esperamos usar a declaração de hoje como uma oportunidade para acelerar a cooperação dos dois países em direção à exploração lunar.”

O acordo inclui a participação do lado japonês na criação da estação espacial Gateway.

O Japão contribuirá com tecnologias como baterias e sistemas de monitoramento ambiental para o Gateway no Logistics Outpost, que será lançado em 2023, bem como no International Housing Module, que será construído posteriormente, segundo o Japan Times.

Marcas deixadas pelo rover chinês Yutu-2 na superfície da lua
© FOTO / PROGRAMA CHINÊS DE EXPLORAÇÃO LUNAR/ ADMINISTRAÇÃO ESPACIAL NACIONAL DA CHINA
Marcas deixadas pelo rover chinês Yutu-2 na superfície da lua

O projeto Artemis visa estabelecer uma presença humana permanente na superfície e na órbita lunar por meio de cooperação multinacional e é composto por três elementos: o foguete Sistema de Lançamento Espacial (SLS, na sigla em inglês), a cápsula Orion e a estação espacial Gateway.

A base será usada para pousar astronautas dos EUA na Lua até 2024, que ficarão pesquisando a superfície lunar e conduzindo experimentos para futuras expedições a Marte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui