Museu Histórico da Colonização de Pereira Barreto lança Tour Virtual em seu site

0
58
Museu Histórico da Colonização de Pereira Barreto lança Tour Virtual em seu site

Associação de Amigos do Museu Histórico da Colonização de Pereira Barreto que está completando 18 anos, lançou em seu site (http://museupereirabarreto.com.br), uma ferramenta para aproximar a população do museu em meio ao período de pandemia da Covid-19, já que as visitas presenciais estão suspensas temporariamente.

O Tour Virtual panorâmico mostra parte do grandioso acervo histórico que o museu preserva. A iniciativa, vinda da diretoria do museu pretende levar ao conhecimento de grande parte da população suas peças que poderão ser visitadas presencialmente assim que a necessidade de distanciamento social passar. Na ferramenta é possível ver detalhes das peças com informações históricas e nome dos doadores, além de zoom nas imagens.

Os itens do museu retratam desde os indígenas que ocupavam a região com vasos, urnas funerárias e um machado em pedra polida com tradições típicas Tupiguarani são peças que formam uma rara coleção. Elas foram localizadas em sítios descobertos durante o resgate arqueológico da represa de Ilha Solteira, bacia do Rio Paraná, em 1971.

O material foi datado e acondicionado para pesquisas científicas, pois ajudam a traçar o contexto histórico e cultural do grupo que habitava no noroeste paulista há mais de 2 mil anos até o processo de colonização dos japoneses, iniciado com a compra de parte das terras do Coronel Jonas Alves de Mello pela Sociedade Colonizadora do Brasil, no ano 1928, além de pertences de moradores, raridades de famílias e a placa original da ponte Novo Oriente, submersa em Outubro de 1990.

Na parte externa, um mural do artista pereira-barretense James Kudo representa a beleza exuberante da região junto à Ponte Novo Oriente antes da formação do lago da represa de Três Irmãos que alagou diversos lugares históricos do município como a própria ponte.

Para fazer a tour virtual, basta acessar o link: https://museupereirabarreto.com.br/tourvirtual/

Siga o Museu Histórico da Colonização de Pereira Barreto nas redes sociais do museu: https://www.facebook.com/museupereirabarreto/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui