Sanrio completa 60 anos e resgata seus principais valores para gerar sorrisos

0
53
Sanrio completa 60 anos e resgata seus principais valores para gerar sorrisos

Em 2020, a Sanrio, empresa japonesa criadora da personagem Hello Kitty, completa 60 anos de muita originalidade e criatividade. Criada por Shintaro Tsuji, empresário que até recentemente estava à frente dos negócios e compõe o conselho administrativo, a multinacional é hoje liderada por seu neto, Tomokuni Tsuji. Sua origem está diretamente ligada aos valores e princípios praticados por seu fundador, que acredita em um mundo onde as pessoas podem viver em paz e harmonia e encontrar alegria e esperança nas pequenas coisas do dia-a-dia, como: a beleza de uma flor, o canto de um pássaro e um animal de estimação.

A empresa surgiu com o intuito de trazer alegria aos japoneses que passavam por um período de fragilidade pós-segunda guerra mundial. Foi em 10 de agosto de 1960, na região metropolitana de Tóquio, que a Sanrio abriu as portas trazendo personagens que encantam, alegram e promovem amizade com o slogan “Small Gift, Big Smile”, que significa que com um pequeno presente você pode cativar um grande sorriso.

“Neste ano de comemoração dos 60 anos da Sanrio, o mundo foi surpreendido por uma pandemia, trazendo tempos difíceis para muitas pessoas. Assim, consideramos importante resgatar os valores da empresa para trazer alegria e bons sentimentos neste momento”, conta Renata Pereto, gerente de marketing.

Por isso, com o objetivo de reforçar ainda mais esses conceitos, a empresa desenvolveu a campanha “Gerando sorrisos para os outros e para si mesmo”, que contará com ações digitais e sociais e lançamento de produtos comemorativos.

“Queremos estimular as pessoas a enxergar o valor da amizade e a conviver com amor e respeito, princípios fundamentais da Sanrio. Por meio do nosso slogan “Small Gift Big Smile” conseguimos mostrar que o ato de presentear significa uma demonstração de afeto. Além disso, ficamos muito felizes em saber que nossos personagens têm levado alegria e sorrisos por todo o mundo”, completa.

A Campanha Sanrio 60 anos tem início em 10 de agosto, mesma data de sua fundação, e acontecerá simultaneamente nas redes sociais da empresa em toda a América Latina. Com intuito de gerar bons sentimentos, convidará seus seguidores a interagir com os conteúdos semanais. No Brasil, essa ação poderá ser acompanhada nas páginas @SanrioBrasil e @HelloKittyBrasil.

Personagens icônicos

São mais de 400 personagens já criados pela empresa. Seus produtos podem ser encontrados em mais de 150 países pelo mundo. Ao todo, existem 10 escritórios da Sanrio espalhados pelo globo: EUA, Brasil, Alemanha, Itália, Inglaterra China, Hong Kong, Coreia do Sul, Taiwan e Japão. Além da Hello Kitty, My Melody, Keroppi, Chococat e Little Twin Stars são figuras que fazem muito sucesso ao redor do mundo.

“Nos últimos anos, a empresa também tem investido em personagens com foco no público adulto: a Aggretsuko, que vem crescendo muito com sua série na Netflix, e o Gudetama, um ovo preguiçoso e divertido que faz sucesso em seu canal no Youtube” ressalta Renata.

Hello Kitty: fofura e cultura

Sua personagem mais forte, Hello Kitty, é a personificação da busca por um mundo melhor por meio da ternura que transmite e que inspira e tem como missão espalhar alegria pelo mundo.

Ela busca aumentar e fortalecer a amizade entre as pessoas com o lema “nunca é demais ter muitos amigos”, e seu laço representa a união dos corações, simbolizando a união dos povos.

A personagem foi mania com os itens escolares nas décadas de 70 e 80, além de um grande sucesso entre as meninas que colecionavam seus papeis de carta. Entretanto, o primeiro produto a exibir a imagem da Hello Kitty foi uma porta moedas.

A empresa sempre se destacou em diversos países com as suas lojas criativas e vanguardistas. Mesmo a primeira unidade, aberta em Shinzuku, no Japão, já apresentava um design moderno e lúdico.

A Sanrio também realiza diversas ações sociais pelo mundo, levando amor e alegria para as pessoas. Na América Latina, a Hello Kitty visita hospitais e abrigos de crianças e também já participou de ações do Teleton no Brasil, Peru e México, que apoiam o tratamento de crianças com deficiência física.

Internacionalmente, ela já foi embaixadora da UNICEF e recentemente fez uma parceria com a ONU para ajudar a promover os objetivos globais sustentáveis.

Sanrio e seus pontos turísticos

Outra curiosidade que merece destaque nesses 60 anos de história são os parques temáticos da empresa e outras atrações da Hello Kitty e seus amigos, como:

Sanrio Puroland, parque dedicado a personagem mais famosa do mundo, Hello Kitty
Sanrio Puroland, parque dedicado a personagem mais famosa do mundo, Hello Kitty

Parques da Sanrio: O mais conhecido é o Sanrio Puroland, todo dedicado a personagem mais famosa do mundo. São quatro andares repletos de atrações incríveis, desfiles e shows da Hello Kitty e seus amigos. Já fora do território japonês existem o Sanrio Hello Kitty Town, na cidade de Johor, Malásia, e o Hello Kitty Park, de Hangzhow, na China. A previsão é que um quarto parque seja aberto em Hanói, no Vietnã, no ano que vem.

Trem bala da Hello Kitty: O Shinkansen, veículo de alta velocidade, é todo decorado com o rosto da personagem na parte externa e interna. Seja nas paredes, no chão, nos braços das cadeiras, no descanso de cabeça e, até mesmo, na área de convivência. Nele, tudo é devidamente customizado. O trajeto ocorre entre as cidades de Osaka e Fukuoka, no oeste do Japão.

Sanrio World Ginza: É a maior e mais completa loja da Hello Kitty e seus amigos. Os produtos são únicos e em estilo japonês, do jeito que só a Sanrio sabe fazer. Existem diversos designs exclusivos, perfeitos para lembranças e presentes.

Primeira loja da Sanrio no Japão: a Gift Gate
Primeira loja da Sanrio no Japão: a Gift Gate

Keio Plaza Hotel Tama: Um dos hotéis mais luxuosos de Tóquio se rendeu ao universo da personagem e criou hospedagens temáticas com os personagens da Sanrio. É uma ótima opção para passar um tempo curtindo com a Hello Kitty, My Melody e Little Twin Stars.

Lott Hotel: O hotel que fica em Jeju, na Coréia do Sul, conta com um andar inteiro customizado com decoração da Hello Kitty.

Loja da Hello Kitty na Universal: Existe uma loja fofíssima da Hello Kitty no Parque da Universal, em Hollywood e em Orlando, nos EUA. O espaço conta com itens da personagem e seus amigos, que estampam roupas, acessórios, lembranças, artigos de papelaria e itens colecionáveis, todos feitos exclusivamente para o parque.

Collabs da Sanrio pelo mundo

Uma prova da versatilidade dos personagens da Sanrio é o grande número de collabs realizadas com marcas internacionais. A Hello Kitty já contou com diversas parcerias de sucesso no mundo fashion como Puma, Levis, Calzedonia, Balenciaga, Swarovski, entre outras.

Eat Asia: andar temático da Hello Kitty em restaurante do bairro da Liberdade em SP
Eat Asia: andar temático da Hello Kitty em restaurante do bairro da Liberdade em SP

Também vale destacar a collaboration com a Godiva, famosa marca de chocolates belga, que produziu uma linha de produtos cheios de fofura da Hello Kitty e My Melody.

Um dos segmentos de licenciamento que tem feito muito sucesso é o Space Licensing, que nada mais é do que utilizar a marca Hello Kitty para customizar um local. Um exemplo de muito sucesso nos Estados Unidos é o Hello Kitty Café, na Califórnia. Aqui no Brasil, existe o restaurante da personagem chamado EAT Asia Hello Kitty, localizado no bairro da Liberdade, em São Paulo, com um cardápio especial. Em breve, a empresa anunciará mais novidades nesse setor.

Sanrio do Brasil

Aberto em 2000, o escritório da Sanrio no Brasil é responsável por toda a América Latina, trabalhando com uma imensa diversidade de produtos nas mais diversas categorias.

Hoje, no Brasil, as principais marcas trabalhadas são Hello Kitty e seus amigos: Chococat, Badtz-Maru, My Melody, Keroppi e Little Twin Stars. E, com foco no público adulto, Aggretsuko e o Gudetama.

Hello Kitty desfilando durante a SPFW 2018
Hello Kitty desfilando durante a SPFW 2018

A Hello Kitty está presente no Youtube com seu canal Hello Kitty Brasil que conta com três temporadas, com mais de 170 episódios e videoclipes. Os conteúdos também estão disponíveis nas Plataformas Playkids, Amazon Prime e FunKids.

O Canal apresenta conteúdos para diferentes públicos, sendo as séries O Mundo da Hello Kitty e Hello Kitty e Amigos para ao target infantil e Hello Kitty Fun com direcionamento multitarget, que terá o lançamento de uma nova temporada em setembro.

Com seus 60 anos de trajetória, a Sanrio segue trabalhando para inovar e surpreender seus fãs em todo o mundo. Ainda em 2020 serão apresentadas grandes novidades internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui