Concertos voltados para a cultura japonesa serão exibidos online

0
57
Concertos voltados para a cultura japonesa serão exibidos online

Apreciadores e conhecedores da música e da cultura japonesa, assim como amantes da música clássica, poderão assistir, a partir deste fim de semana até 20 de dezembro, a uma série de dez concertos solo promovidos por músicos do Brasil e do Japão, todos gravados em suas próprias casas. O projeto Música no Castelo, da Fundação Japão em São Paulo (FJSP), com o apoio de Sinos na Floresta, é um resgate, de forma simbólica, do espírito zen da reclusão e da prática da meditação.

“A proposta é passar a mensagem de que nossas casas se transformaram em verdadeiros castelos nestes tempos de quarentena, uma linguagem simbólica da forticação das residências, deixando o inimigo do lado de fora”, arma o músico Shen Ribeiro, curador do projeto.

Lembrando que, durante este período de pandemia, teatros e casas de shows ficaram fechados. Por isso, a ideia é levar ao público música de boa qualidade, com intérpretes brasileiros e japoneses em seus espaços – além da reexão sobre estar em casa. “Desejamos que esse canal de comunicação possa levar para as pessoas uma mensagem de paz e esperança para um mundo que está se transformando e, com certeza, será melhor quando esta tormenta passar”, completa o músico.

Artistas farão os concertos dentro de suas próprias casas Fundação

Além das transmissões, o site da FJSP disponibilizará conteúdos especiais sobre cada programa, informações sobre os músicos, seus repertórios e instrumentos utilizados, permitindo aos apreciadores conhecer um pouco mais sobre a música e a cultura japonesa. As apresentações estarão disponíveis nos dias 15 e 20 de cada mês a partir das 17 horas, no canal do YouTube da Fundação Japão em São Paulo.

Músicos participantes

O tocador e mestre de shakuhachi Jumei Tokumaru foi um discípulo direto do grande músico da escola Chikumeisha e Tesouro Nacional Goro Yamaguchi. Em sua vivência, herdou a maneira de tocar muito próxima de seu professor. Hoje, é um dos principais mestres e concertistas do estilo “kinko” no Japão. Sua participação trará o melhor do honkyoku, a música original para shakuhachi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui