Aprenda a encadernar de forma diferente com estas técnicas japonesas

0
72
Aprenda a encadernar de forma diferente com estas técnicas japonesas

É à arte da encadernação que se dedicam os workshops online que o Museu do Oriente organiza nos próximos sábados, 13 e 20 de fevereiro, entre as 10h00 e as 13h00, com enfoque nas técnicas japonesas Orihon e Yamato-toji.

Do japonês Ori (dobra) e Hon (livro), esta técnica foi muito usada no Oriente até ao século IX, mas perdura até hoje, para conter sutras budistas, calendários, mapas, e-hon (livros ilustrados japoneses), caligrafia e pintura tradicional sumi-e.

No workshop de dia 13 de fevereiro, após uma breve introdução à história do Orihon, os participantes são desafiados a criar o seu próprio livro, recorrendo a técnicas e materiais de encadernação. Serão também demonstradas técnicas de pintura japonesa sumi-e, que poderão aplicar ao Orihon acabado de fazer.

Já no dia 20, a técnica a aprender é a do Yamato-toji, ou livro japonês com fitas, um tipo de encadernação que usa fitas achatadas ou tiras de papel em vez de corda. São ainda reforçados os cantos da lombada e aplicado um papel, ou tecido, em padrão colorido na capa.

Atualmente, o Yamato-toji é usado no Japão para livros de honra, em cerimónias como casamentos ou outras celebrações.

Nesta sessão, cada participante realizará o seu próprio livro e as fitas de papel recorrendo a esta técnica de encadernação, e será também demonstrada a técnica de criar tela de encadernação a partir de tecido e papel para forrar as capas.

Yamato-toji
Técnica de encadernação Yamato-toji créditos: Museu do Oriente

A dupla de artistas que orienta estas sessões é Nic e Inês, Nicholas Carvalho (Africa do Sul) e Inês Almeida (Evora), ambos formados na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde se tornaram professores.

Dedicam-se a criar e expor os seus próprios Livros de Artista experimentais, ministrando workshops nesta área e, mais recentemente, publicaram livros infantis ilustrados em Portugal, no Brasil e na Índia.

Em 2016 deram a volta ao mundo, numa viagem que os levou a três continentes em busca de inspiração.

Ambos os workshops decorrem online, transmitidos em tempo real através da plataforma Zoom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui