Jogo de cartas antigo, recém-encontrado, lança luz sobre a ocupação do Japão no pós-guerra

0
65
Jogo de cartas antigo, recém-encontrado, lança luz sobre a ocupação do Japão no pós-guerra

Uma descoberta acidental no Japão permite vislumbrar como as crianças viveram a ocupação do país no pós-guerra.

No dia 21 de novembro, o autor e apresentador Matt Alt tuitou a descoberta de um conjunto de Karuta (jogo de cartas) que remontava ao período da ocupação do Japão pelas forças aliadas, provavelmente logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. O autor contou à Global Voices que encontrou o jogo enquanto passeava pelo popular mercado de pulgas Kobo-ichi, em Quioto.

Usado em partidas de menko, um tradicional jogo de cartas japonês, utilizado por crianças, o antigo jogo de cartas apresenta o que era, possivelmente, a figura mais proeminente do cotidiano no Japão do pós-guerra: o soldado americano.

Encontrei um conjunto raro de Karuta (cartas de colecionador) com motivos militares norte-americanos, impressos por um fabricante de brinquedos japonês durante a Ocupação (1945-1952). Com a escassez de brinquedos, as crianças começaram a idolatrar os soldados norte-americanos. As primeiras palavras em inglês que muitas aprenderam foram “oi”, “me dá chocolate” e “Jeep”.

Alt é dos Estados Unidos e ex-apresentador do popular programa de TV sobre cultura pop japonesa, chamado Japanology Plus, da emissora NHK. Ele é autor de um novo livro popular, Pure Invention: How Japan’s Pop Culture Conquered the World (em tradução livre, Pura Invenção: Como a Cultura Pop Japonesa Conquistou o Mundo) e, com Hiroko Yoda, autora da série popular de livros sobre monstros japoneses, intitulada Yokai Attack! Yoda e Alt traduziram recentemente mais de 12.000 páginas do Doraemon, uma das séries de mangá mais amadas do Japão.

Após a derrota do país em agosto de 1945, o Japão foi ocupado e governado pelas forças aliadas até 1952 (as ilhas de Okinawa foram governadas pelas forças norte-americanas até 1972). As Forças Armadas dos Estados Unidos desempenharam um papel importante na ocupação do Japão.

Embora as forças de ocupação tenham inicialmente tentado desmilitarizar o Japão, a devastação, a fome e a revolta social no país logo transformaram os soldados em construtores da nação. Em um país destruído pela guerra, os soldados norte-americanos ofereciam chocolates e doces e se tornaram parte onipresente da vida local, organizando o trânsito, fazendo guarda nos edifícios públicos ou fornecendo ajuda humanitária.

Talvez por isso as forças de ocupação tenham sido retratadas nos jogos de cartas infantis.

Também conhecido como “menko”, costumavam apresentar números no verso para representar o “poder” de determinada carta no jogo. Um precursor de jogos ainda mais populares como Pokémon.

Algumas cartas destacam ícones ainda mais notáveis, reconhecidos por todos ao redor do mundo.

“Bomba de hidrogênio”

——————–

Não acredito que tenha visto um MacArthur (talvez isso teria causado problemas com os censores?), mas tenho visto outros motivos militares como generais, bombardeiros e até mesmo armas nucleares. As associações de pais e professores não ficaram contentes com isso.

Os jogos de cartas Karuta têm uma história centenária no Japão. A Nintendo, gigante dos videogames, é famosa por ter começado com jogos de cartas e outras novidades para crianças. Tarin Clanuwat, pesquisador e cientista da computação, especializado em reconhecimento de caracteres, machine learning e literatura japonesa (mais conhecido como @tkasasagi no Twitter), postou recentemente uma sequência de tuítes sobre a origem da história da Nintendo e dos jogos de cartas:

Fotografia da sede da Nintendo, em Quioto, em 1889 (era Meiji), recém-fundada por um artesão de Karuta, Yamauchi Fusajiro. A palavra “Nintendo” tem seu significado comumente presumido como “deixe a sorte para o céu”, mas não há registros históricos que possam validar essa suposição.

Modelos de cartas Hanafuda (Eu acho. É bloco impresso de teste) da era Meiji, da Nintendo.

Para conhecer melhor a história dos jogos de cartas no Japão, a antiga Escola Mitsuke em Iwata, na prefeitura de Shizuoka, abriga uma grande coleção:

Existe um ótimo museu/antiga escola primária em Iwata-Shi, que tinha muitas cartas em exposição. Eu tenho mais fotos, mas as respostas são apenas uma por tuíte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui