Caixa Cultural de Brasília recebe exposição gratuita sobre mangás

0
59
Caixa Cultural de Brasília recebe exposição gratuita sobre mangás

A Caixa Cultural em Brasília recebe, a partir desta quarta-feira (17), uma exposição sobre mangás, os famosos quadrinhos japoneses. A Mostra “Mangá Hokusai Mangá – Abordando o compêndio do mestre sob a perspectiva dos quadrinhos contemporâneos” fica em cartaz até 21 de março.

No espaço, o visitante encontra obras que retratam a evolução do gênero, assim como trabalhos inéditos. A entrada é gratuita e as visitas podem ser realizadas de terça a domingo, das 9h às 21h. No entanto, é preciso marcar horário (veja mais abaixo).

Para a exposição, sete mangakas (autores de mangá) criaram trabalhos inspirados em Katsushika Hokusai – artista que nasceu em 1760 e é conhecido por obras em ukiyo-e de pintura, uma espécie de xilogravura japonesa.

As artes do Mangá e do Tay ko são importantes traços da cultura japonesa no Brasil — Foto: Reprodução/ TV TEM

As artes do Mangá e do Tay ko são importantes traços da cultura japonesa no Brasil — Foto: Reprodução/ TV TEM

Hokusai é o autor da peça “A Grande Onda de Kanagawa”, e da série de xilogravuras “Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji”. Ele também é responsável pela criação do “Hokusai Mangá”.

“Esta obra deu origem ao mangá atual e influencia ainda hoje histórias em quadrinhos no mundo inteiro”, explicam os organizadores da mostra.

A exposição itinerante é organizada pela Fundação Japão, em conjunto com a Embaixada do Japão no Brasil. As obras já foram expostas em diversos países, entre eles, Canadá, Estados Unidos, Equador, Tailândia e Austrália.

Caixa Cultural na pandemia

Desde que reabriu, em dezembro, após meses de portas fechadas por causa da pandemia da Covid-19, a Caixa Cultural passou a recomendar o agendamento prévio antes de visitas a exposições. A medida, segundo os gestores do espaço, busca evitar aglomerações.

É possível agendar um horário por meio dos seguintes telefones:

  • Pelo WhatsApp (61) 9 9246-3993
  • Por meio de ligação para o número (61) 3206-6456

No espaço cultural, o visitante terá que seguir medidas sanitárias, como uso obrigatório da máscara, aferição de temperatura na entrada, higienização das mãos, além de respeitar o distanciamento social.

A Caixa Cultural funciona de terça a domingo, das 9h às 21h. O espaço fica no Setor Bancário Sul, próximo ao Banco Central.

Programe-se

Exposição “Mangá Hokusai Mangá – Abordando o Compêndio do Mestre sob a Perspectiva dos Quadrinhos Contemporâneos”

  • Data: de 17 de fevereiro a 21 de março.
  • Local: Caixa Cultural em Brasília – Setor Bancário Sul, próximo ao Banco Central
  • De graça
  • Visita precisa ser agendada pelos telefones: (61) 9 9246-3993 e (61) 3206-6456.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui