Objetos descobertos no Japão podem ser as primeiras armas ninjas da história

0
64
Objetos descobertos no Japão podem ser as primeiras armas ninjas da história

Pesquisadores do Japão encontraram artefatos que podem ser armas ninjas primitivas, precursoras de acessórios como a conhecida shuriken (estrela de arremesso). Segundo os cientistas, os objetos, descobertos entre 1960 e 2010, foram encontrados em vários locais, incluindo as ruínas do Castelo de Iwatsuki e o Castelo de Hachioji.

Artefatos de 430 anos que podem ser armas ninjas. Crédito da imagem: Cortesia do Museu de História da Cidade de Hachioji

De acordo com os pesquisadores, os possíveis artefatos ninjas datam do Cerco de Odawara, que ocorreu em 1590. Durante esse episódio, os clãs Toyotomi e Tokugawa derrotaram o clã Hojo, que controlava uma parte considerável do Japão, e capturaram ambos os castelos.

Conforme relata o Live Science, o cerco ocorreu durante o período Sengoku (1467-1615), uma época em que o Japão foi dividido entre vários senhores da guerra que lutaram pelo poder. Registros históricos mencionam “ninjas” como espiões e sabotadores durante esse tempo, indicando que eles provavelmente teriam participado do cerco.

Artefatos carregam a história do Japão

Os artefatos incluem pedras de arremesso planas, que podem ter sido antecessoras das shuriken, e estrepes de argila que podem ser uma forma inicial do makibishi — uma arma pontiaguda que poderia ferir os pés de soldados e cavalos.

Esses artefatos eram provavelmente as armas de um “grupo de batalha que entrou em ação como ninjas”, disse Iwata Akihiro, arqueóloga e curadora do Museu Municipal de História e Folclore de Saitama.

“Essas armas provavelmente foram construídas às pressas antes do cerco”, acredita Akihiro. “Apesar de sua construção improvisada, no entanto, ambas as armas provavelmente teriam sido eficazes. As pedras de arremesso plana foram usadas para impedir o movimento do inimigo que ia atacar [um soldado] a qualquer momento, e enquanto o inimigo congelava o soldado escapava”. Por sua vez, os estrepes de argila poderiam “parar o movimento do inimigo que invadiu o castelo”, disse a arqueóloga.

Mesmo armados, os ninjas do clã Hojo, segundo a História, foram incapazes de salvar os castelos, pois ambos caíram para os exércitos muito maiores dos clãs Toyotomi e Tokugawa. Em 1615, o clã Tokugawa obteve êxito em unir todo o país sob seu domínio, formando um “xogunato” que manteria o poder por séculos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui