Padre Kondo: O saudoso construtor de igrejas em Lins

0
65
Padre Kondo: O saudoso construtor de igrejas em Lins

Encante-se com a história do Padre Kondo, que prestou um brilhante trabalho religioso e social na cidade de Lins.

A imigração japonesa

Navio Kasato Maru Foto: Internet

Tudo começa em 18 de junho de 1908 com o desembarque no porto de Santos dos primeiros imigrantes. A bordo do navio, Kasato Maru buscava melhores condições de vida. No Brasil, concentra-se a maior população de descendência japonesa no mundo. Em Lins, sua presença é muito expressiva desde seus primórdios, quando ainda o Bairro Campestre passava a se chamar Albuquerque Lins, sendo em 1915 a fundação do primeiro bairro formado por imigrantes japoneses, o Barbosa. A presença japonesa na cidade é indissolúvel à própria história do município e sua contribuição para o seu progresso é imensurável. Temos ainda o privilégio de haver aqui descendentes imediatos dos pioneiros da “Terra do Sol Nascente” vivos.

Portal da Imigração Japonesa em Lins Rua Rodrigues Alves Foto: Prefeitura de Lins

A primeira igreja Católica construída por japoneses

Cristo Rei dos 26 mártires é a primeira Igreja Católica construída no Brasil pelos imigrantes japoneses. Localizada em Promissão, ela tem estrutura pitoresca e fascina a todos pela beleza e suntuosidade. Sua história se mistura e fortalece a presença japonesa no Brasil.

Escrevemos uma matéria surpreendente e você pode acessar clicando no link abaixo:

Surreal e incrivelmente bela: a primeira Igreja Católica dos japoneses no Brasil fica ao lado de Lins

Masaru Kondo

Nascido no dia 6 de junho de 1919 em Osaka, Japão, Masaru Kondo é o segundo filho do casal Soichi Kondo e Hana Kondo.

Soichi Kondo e Hana Kondo Foto: Diocese de Lins

Junto a sua família, vieram ao Brasil e fixaram residência na Fazenda Chamtebled, em Cafelândia-SP, cidade onde a sede da Diocese era instalada até 1950, quando passou a ser em Lins.

Foi batizado em 04 de junho de 1932 na Catedral Santa Isabel da Hungria em Cafelândia recebendo onomástico cristão de Norberto, em honra ao grande Santo que nasceu e morreu na Alemanha (* 1080 + 1126).

06.01.1934 – Catedral Santa Isabel da Hungria – Cafelândia/SP – Batismo e Primeira Comunhão de um grupo de japoneses preparados por Norberto M. Kondo que com 14 anos, a pedido do Pe. Manoel P. C. Cunha, catequizou o grupo, pois só ele falava o português Foto: Diocese de Lins

Seu coração foi inflamado pelo desejo de ser padre, sendo acompanhado pelo Padre Manoel Pedro da Cunha Cintra (que mais tarde seria eleito Bispo de Petrópolis-RJ), que em 1934 o levou ao Seminário Menor São José de Botucatu por não se ter um seminário em nossa diocese. Pe. Manoel era o seu padrinho e construíram uma amizade e profundo respeito entre eles.

Grupo de estudantes – Seminário Imaculada Conceição – São Paulo – década de 40 – Foto: Diocese de Lins

Seu ingresso ao seminário motivou sua família a converter-se ao catolicismo, pois, eram metodistas. Finalizadas todas as etapas da formação e atender a todos os pré-requisitos necessários, foi ordenado Sacerdote em 8 de dezembro de 1945 na Matriz Santa Efigênia, sendo na época a Catedral Provisória de São Paulo.

Um lema verdadeiro

“Senhor, Tu sabes que Te amo” (João 21,17) era o lema de sua ordenação. Era nítido esta verdade em todas as suas ações. Corajoso, destemido, criativo e incansável! Era um trabalhador ousado e lutador pela expansão da sua fé e causas. Assim, iniciou como professor, disciplinador e Diretor Espiritual do Seminário Nossa Senhora do Rosário de Lins.

Um fato curioso

Capela São Pedro no Monlevade em Lins Foto: Arquivo pessoal

Antes, queremos narrar um fato curioso que aconteceu na jornada com o Padre Kondo. No inicio do seu sacerdócio, celebrava missas na Capela São Pedro na fazenda de mesmo nome. Nas primeiras vezes em que foi até lá, causou alvoroço nos moradores da fazenda, pois, nunca havia visto um padre japonês. Contamos mais sobre isso e você pode ler clicando no link abaixo:

Capela centenária isolada no canavial em Lins tem mistério revelado

O Padre construtor de igrejas

Capela Nossa Senhora de Fátima no bairro Junqueira Foto: Diocese de Lins

A primeira missão para uma construção foi dada em 1953 por Dom Henrique Gelain. Seria a primeira capela no Bairro do Junqueira. Missão dada é missão cumprida!

Interior da Capela Nossa Senhora de Fátima Foto: Diocese de Lins

Em 31 de outubro de 1954 conclui-se a construção da pequena Capela de Nossa Senhora de Fátima. Ciente da necessidade da expansão, iniciou seus primeiros desenhos e estudos para uma obra ainda maior, quando em 13 de maio de 1956 realizou-se a solenidade de lançamento da Pedra Fundamental da futura Paróquia, sendo esta construída ao lado da pequena Capela.

A construção do Santuário de Fátima. Note a capela ao lado Foto: Diocese de Lins

Estamos falando da majestosa Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Escrevemos uma matéria surpreendente sobre o Santuário de Fátima e você pode ler clicando no link abaixo:

O Santuário de Fátima em Lins e a história da menina e a pomba que o mundo inteiro deveria conhecer

Interior Santuário de Fátima Foto: Josué Reis

Artista, inventor e um pouco mais

Grande parte das pinturas do Santuário de Fátima foram feitas por ele com ajuda da D. Emília e diversas crianças. Os grandes painéis, o relógio da torre, cuja altura atinge 50 metros, tiveram participação direta do padre, seja na execução ou coordenação.

Painel produzido pelo Padre Kondo Foto: Josué Reis

Ainda em 1967, formou-se como Assistente Social e paralelo ao trabalho paroquial foi Diretor do Jornal Bandeirante, um Semanário Oficial da Diocese. Quer saber onde funcionava a produção do Jornal? Acesse a matéria abaixo:

As lojas que anunciavam nos jornais de Lins há 50 anos atrás ainda funcionam?

Foi Diretor do Pré-primário do Santuário de Fátima e Padre-assistente do Quartel do Exército de Lins. Seu trabalho foi reconhecido de diversas formas, tendo recebido títulos, homenagens e honrarias diversas.

Pe. Kondo recebendo o Título de Cidadão Linense na Câmara de Vereadores de Lins em 1985 Foto: Diocese de Lins

Está bom ou pode mais?

Sim, queria mais! O novo desafio tinha dimensões gigantescas. A construção da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, no Bairro Bom viver, que faz parte do território do Santuário.

Igreja Nossa Senhora de Guadaupe em Lins Foto: Google Maps

Trabalhava como pedreiro, eletricista, restaurador desde o alicerce até a manutenção da obra. Com êxito, entregou a Igreja, praticamente, pronta ao novo Reitor em 1 de janeiro de 1993, quando então se aposentou. Aposentado, fundou e coordenou a Pastoral do Rosário na Diocese até 2001.

Os guerreiros também envelhecem

Padre Kondo Foto: Diocese de Lins

Padre Kondo não conheceu outro fator limitante a não ser a idade avançada e o comprometimento motor resultado de um derrame que o acometeu em 1996. Ainda assim, continuava atendendo aos doentes nos hospitais e em seus lares e celebrava nas comunidades em que era convidado. Parecia não esmorecer nunca.

Padre Kondo em Promissão-SP Foto: Diocese de Lins

Infelizmente, sofreu um grave acidente automobilístico em 7 de julho de 2007. Na ocasião, estava acompanhado de D. Emília, companhia inseparável e que falamos um pouco mais adiante.

Sem recuperação importante, depois de 33 dias internado, o Pe. Norberto Kondo faleceu em 17 de junho de 2007 aos 88 anos de idade. Foi velado no Santuário de Fátima com missa de corpo presente celebrada pelo Bispo Dom Irineu Danelon. Recebeu honrarias por militares do 37º BIL e tendo seu corpo transladado pelo Corpo de Bombeiros, foi sepultado no Cemitério da Saudade junto aos seus pais.

Na ocasião, decretou-se luto oficial por três dias. Atualmente, os restos mortais do Pe. Kondo estão sepultados nas dependências do Santuário de Fátima. Foram quase 62 anos como presbítero da Igreja e um imensurável serviço prestado a nossa cidade e região.

Foto: Josué Reis

Seu testemunho e honra será sempre lembrado

Brinquedo feito pelo Padre Kondo para crianças do Bairro Junqueira

Sua Kombi, já antiga, tornou-se sua imagem registrada. Os leilões, as campanhas e movimentos em prol as suas construções são marcas inesquecíveis do seu legado.

Foto: Diocese de Lins

O construtor se foi, mas suas obras permanecerão para sempre.

A companheira inseparável

Foto: Diocese de Lins

Irmã Tiyoko Yoshiake nasceu em Lins em 1937, filha de imigrantes japoneses que vieram no primeiro grupo ao Brasil. Por ocasião do batismo, passou a ser chamada de D. Emília. Foi crismada em 8 de dezembro de 1945. Você já viu esta data escrita nesta matéria, certo? Este é o mesmo dia em que Padre Kondo foi ordenado.

A relação entre o Pe. Kondo e D. Emília estava além das coincidências. Foi presente por longos anos em sua trajetória participando diretamente nos trabalhos de construção do Santuário, catequese e evangelização. Foi incansável e incessante. Guardada na memória dos linenses e presente nos inúmeros feitos pela fé e a cidade, faleceu em 13 de maio de 2020 aos 82 anos de idade.

Impossível ter tudo aqui em uma só matéria. O breve resumo nos dá um vislumbre da carreira deste grande líder inspirador para nossa geração.

Você pode acessar muitas fotos e informações sobre o Pe. Kondo e diversos outros materias clicando no link abaixo:

Quero ver mais sobre o Pe. Norberto Kondo

Agradecemos ao Pe. Washington Lair Urbano Alves, Chanceler do Bispado de Lins que contribuiu grandemente para o desenvolvimento deste conteúdo.

E para alegria de todos, os sinos e relógio do Santuário de Fátima estão prestes a voltar a funcionar. Veja:


Temos contado várias histórias interessantes de moradores da nossa cidade. Que tal você ler também:

João Geada: o homem que dormia em um ipê roxo em Lins e teve um final inesperado

“Eu venci o câncer duas vezes”: O testemunho de uma linense apaixonada pela vida

Você sabe onde era o primeiro cemitério em Lins? Surpreenda-se!

Homens também choram, regam e cuidam da Horta em Lins


Que tal ficar por dentro das boas notícias de Lins? Eventos, empregos e histórias incríveis são postadas todos os dias.

Site de conteúdos de Lins
Instagram
Facebook

E se você conhece alguma história de Lins e acredita ser bacana que as outras pessoas também conheçam,

conte pra gente:

Whatsapp

Email: josue.reis@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui