JICA lançou documentário sobre filosofia japonesa do KOBAN de polícia comunitária

0
67
JICA lançou documentário sobre filosofia japonesa do KOBAN de polícia comunitária

Os costumes japoneses permeiam muitas áreas do cotidiano brasileiro e há intensa cooperação entre os países, que vai além de áreas conhecidas como a gastronomia, o esporte e a cultura. Nesse cenário, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) lança o documentário “KOBAN – uma filosofia de prevenção”. A produção inédita apresenta os bastidores e resultados do conceito japonês de polícia comunitária, existente há mais de 100 anos, e que começou a ser implantada há 20 anos no Estado de São Paulo.

O vídeo já está disponível desde o último dia 17 de março, no canal de Youtube http://bit.do/live-koban. De acordo com o diretor do documentário, Jun Sakuma, a produção mostra a concepção do projeto da Secretaria de Segurança Pública em um momento em que a Polícia Militar do Estado de São Paulo passava por uma crise de imagem. O documentário conta também a trajetória da instituição através dos anos – incluindo suas particularidades e desafios – em parceria com a JICA, e traz dados atuais sobre o desempenho do projeto. A produção ainda revela o esforço para uma mudança estrutural, real e significativa na instituição policial e não apenas uma remodelagem da sua imagem pública. A filosofia Koban tem foco na colaboração entre a comunidade e a polícia e visa uma segurança preventiva.

A JICA é uma agência governamental independente que coordena Assistência Oficial ao Desenvolvimento em nome do governo do Japão e está presente em mais de 150 países. Recentemente foi solicitado a indicação dos projetos mais relevantes da entidade em todo o mundo e, dentre os 10 selecionados, o projeto KOBAN no Brasil também foi selecionado. “A escolha é motivo de comemoração para nós, pois a atuação dessa parceria segue gerando bons frutos. O modelo está sendo exportado para diversos países da América Central, que estão sendo treinados pela equipe do Brasil pela proximidade geográfica e cultural, contando com apoio da JICA”, detalha o coordenador de projetos da JICA Brasil, Nobuyuki Kimura. Com sede em São Paulo, a entidade está no país há 62 anos e atualmente tem Masayuki Eguchi como Representante Chefe no Brasil.

Evento oficial de lançamento

Uma cerimônia especial foi realizada no dia 16 de março com o lançamento oficial do documentário “KOBAN – uma filosofia de prevenção”, no Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera. O evento contou com a presença do Secretário Estadual de Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos; do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Fernando Alencar Medeiros, do Secretário-Executivo de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Coronel Álvaro Batista Camilo; do cônsul geral do Japão em São Paulo, Kuwana Ryosuke; do representante chefe da JICA no Brasil, Masayuki Eguchi, além de representantes de instituições e de lideranças comunitárias.

Durante o evento foi realizada a entrega do Prêmio JICA, uma homenagem ao Coronel Álvaro Batista Camilo, que ajudou na implantação da metodologia Koban no Brasil. O Coronel teve papel importante no projeto, por meio de conhecimentos adquiridos com policiais japoneses durante intercâmbio ao Japão e ao repassar a experiência aos policiais brasileiros.

Influenciadores digitais que falam sobre o Japão e comunidade também marcaram presença para cobertura do evento e registraram o lançamento do documentário. Na ocasião, uma base comunitária móvel foi instalada no evento e policiais explicarão o trabalho da polícia comunitária e sua atuação.

Ficha técnica:

Documentário: KOBAN – uma filosofia de prevenção

Duração: 25 minutos

Produção: Ikeen Publicidade e Comunicação

Cliente: Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA

Produtor executivo: Henry Yuzo Arimura

Pesquisa: Ikeen Publicidade e Comunicação

Direção e roteiro: Jun Sakuma

Produtora: Bravo Cinematográfica

Áudio/locução: Flávio B. Santos

Aprovação cliente: Masayuki Eguchi e Nobuyuki Kimura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui