Projeto Taiko Experience realiza apresentação de tambores japoneses na Praça Maria Izabel

0
60
Projeto Taiko Experience realiza apresentação de tambores japoneses na Praça Maria Izabel

No domingo, dia 10 de julho, durante a Feira “Domingou na Praça”, o Grupo Hibiki Wadaiko do Nikkey de Marília realizou uma apresentação de tambores japoneses, os taikôs, na Praça Maria Izabel, ao lado da Basílica São Bento.
A ação é uma contrapartida do projeto cultural “Taiko Experience”, premiado no Edital Municipal nº 02/2021 – Chamamento público para seleção e premiação de artistas, coletivos e grupos culturais. Na ocasião, o público também poderá conhecer os instrumentos, experimentando tocar taikô.

OUTRAS AÇÕES

No dia 17 de julho o grupo realizará um evento no Bosque Municipal de Marília: o “Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas”, uma tarde cultural repleta de atrações da cultura japonesa. A ação também conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura.
Além da apresentação do grupo Hibiki Wadaiko do Nikkey de Marília, participarão também os grupos Hanami Daiko (Garça), Requios Gueinô Dokoukai Eisá (taiko de Okinawa – Marília) e a instrumentista e cantora Kiyo Kaito (Taubaté). Haverá também oficinas culturais de origami, mangá e taiko (Nikkey Marília), além da dança circular bon odori e cosplay. O evento vai acontecer no dia 17 de julho, a partir das 14h, com entrada gratuita.

SOBRE O GRUPO
Criado em 2003 pelo Departamento Jovem da Associação Nikkey Marília, o grupo Hibiki Wadaiko objetiva formar jovens para o desenvolvimento, preservação e divulgação da cultura japonesa através do taiko (tambores japoneses), cultivando valores como respeito, enaltecimento da arte, cooperação e espírito inabalável.
O grupo artístico é formado por jovens voluntários, entusiastas da arte do taiko e da riqueza da cultura japonesa. Hibiki significa vibração, e Wadaiko, tambor japonês. Apresenta-se regularmente em festivais de cultura japonesa, como Japan Fest (Marília), Bon Odori (várias cidades), Cerejeiras Festival (Garça) e Festa do Ovo (Bastos), além de já ter integrado o circuito Sesi.
O repertório é composto por músicas autorais, grande diferencial do grupo, e músicas tradicionais japonesas, combinadas com danças e cantos. O estilo de apresentação é o kumidaiko (“banda” de taiko), incorporando a participação do público, sempre encorajado pela alegria e ritmos contagiantes do Hibiki.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui