Curitiba será a capital nacional dos tambores japoneses nos dias 23 e 24 de julho

0
66
Curitiba será a capital nacional dos tambores japoneses nos dias 23 e 24 de julho

O “Festival Brasileiro do Taikô” será realizado neste fim de semana (23 e 24 de julho), no Teatro Positivo. Com o tema “Reencontro”, o evento transformará Curitiba na capital nacional do taikô (tambores japoneses) pois, durante dois dias, o som dos tambores ecoará nas batidas de 18 grupos, totalizando 402 tocadores. No sábado, às 19h30, haverá o show dos campeões, com apresentação das equipes campeãs da categoria livre nos últimos anos. E no domingo serão 38 apresentações, durante todo o dia.

A Associação Brasileira de Taikô promove este evento anualmente, em formato de campeonato, quando as equipes competem entre si, em diferentes categorias. Somente na Categoria Júnior o campeão é premiado com a possibilidade de participar do concurso no Japão, promovido pela “Nippon Taikô Foundation”. A equipe representa o Brasil em um campeonato onde participam 60 equipes japonesas. Atualmente, o representante é o grupo “Wakaba Taikô de Curitiba”, campeão em 2019.

Já foram realizadas 16 edições do festival, sempre em São Paulo, sendo esta a primeira vez que será sediado no Paraná. “Como os treinamentos foram prejudicados nos últimos dois anos, por causa da pandemia, a edição de Curitiba será especial, porque não visa a competitividade mas sim unir as equipes e estimular os tocadores a buscar mais aprendizado e desenvolvimento nesta arte”, diz Hermes Murakami, coordenador do grupo Wakaba Taikô do Nikkei Curitiba.

No sábado à tarde (23), serão realizados treinamentos e palestras para motivação e aperfeiçoamento, destinados aos tocadores inscritos no festival. A noite, às 19h30, haverá o show dos campeões. No domingo, após a abertura oficial, às 9 horas, começam as apresentações dos 18 grupos, que se estendem por todo o dia.

TAIKÔ

O taikô é um instrumento de percussão da cultura japonesa, que vem marcando a história por mais de 2.500 anos. No passado, teve grande repercussão nas guerras e nas cerimônias religiosas. Atualmente, está inserido no contexto das apresentações, shows, teatros, competições ou atividades socioculturais.

Sua prática traz inúmeros benefícios como a melhoria do condicionamento físico, aumento da coordenação motora e desenvolvimento de valores como disciplina, respeito, trabalho em grupo e esforço. O taikô é uma expressão cultural que vem ganhando adeptos no mundo inteiro e pode ser praticado por pessoas de todas as idades, independentemente de serem descendentes de japoneses.

Festival Brasileiro de Taikô

Dias : 23 de julho (sábado) – 19h30 show dos campeões

24 de Julho (domingo) – a partir das 9 horas

Local: Teatro Positivo – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido

Ingressos: Disk Ingressos – R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia entrada)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui