22 de outubro: Dia Mundial do Anime

0
124
22 de outubro: Dia Mundial do Anime

Em 22 de outubro de 1958 era lançado nos cinemas japoneses Hakujaden: A Lenda da Serpente Branca, o primeiro longa-metragem de animação totalmente em cores, produzida pela Toei Dõga, ou atualmente conhecida como Toei Animation, também responsável pelos populares animes de Dragon Ball e One Piece. Foi por este motivo que em 2017 esta data tornou-se o Dia do Anime.

Hakujaden tem duração de 1 hora e 18 minutos e teve direção de Taiji Yabushita e Kazuhiko Okabe. O roteiro ficou por conta de também da dupla de diretores com auxílio de Seiichi Yashiro.

Apesar de Hakujaden ter sido a primeira animação japonesa produzida para os cinemas, ele não foi a primeira animação do Japão. Em 1917 foram exibidas as obras Dekobõshingachõ Imosuke Inoshihigari no Maki e Imokawa Mukuzõ Genkanban no Maki, ambas do renomado artista Oten Shimokawa, um dos pioneiros do anime.

Após a Segunda Guerra Mundial, em 1956 a Toei criou o estúdio de animação Toei Dõga. Esse esforço resultou na criação e lançamento de Hakujaden.

Este anime abriu as portas para que diversos clássicos surgissem nos anos 80 como Os Cavaleiros do Zodíaco, Astro Boy e Dragon Ball. Mas no Brasil foi somente nos anos 90 que as animações japonesas ganharam popularidade com a chegada dos animes já citados além de Yu Yu Hakusho, Sailor Moon, Shurato e Super Campeões.

Atualmente os animes podem ser consumidos de diversas maneiras graças aos serviços por assinaturas, como A Crunchyroll, especializada em produções japonesas, Netflix, Prime Video entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui