10 COISAS SOBRE ANIMES QUE QUEM NÃO É FÃ DE ANIME NÃO ENTENDE

0
50

Você sabia disso?

Os animes costumam ter muitos clichês e características que se destacam em várias obras. De personagens que gritam o nome de seus golpes à superstições japonesas que são representadas nas animações, muitos desses elementos podem parecer confusos e até mesmo sem explicação para o público que não é tão fã de anime assim… Mas você sabia que muitos deles têm sim uma boa justificativa para acontecerem tanto?

Hoje separamos as 10 coisas sobre animes que quem não é fã de anime não entende!

Imagem de capa do item

Sangramentos nasais

Você com certeza já viu alguma cena de um anime onde um de seus personagens tem um sangramento nasal excessivo. Na realidade do nosso mundo, é possível que uma pessoa tenha esse tipo de sangramento, seja por ar muito seco ou alergias, mas nos animes, boa parte dos sangramentos nasais são por excitação. Bom, você com certeza deve ter notado que cenas como essa aparecem normalmente com personagens tarados ou um momento onde algum personagem expõe mais o seu corpo, mas você sabia que esse sangue substitui a ereção ou excitação?

Como no Japão as leis de censura são rígidas, os personagens não podem demonstrar claramente que estão excitados, o que criou essa alternativa de demonstrar ao público essa sensação de uma outra forma.

Imagem de capa do item

Aparência mais madura

Alguns animes, principalmente os mais antigos, costumam representar seus personagens com características mais adultas, por mais que eles sejam adolescentes. É fácil para o público que não está habituado, confundir a idade dos personagens por acreditar em suas aparências e ficar chocado quando descobre sua verdadeira idade. Exemplo disso pode ser o anime Os Cavaleiros do Zodíaco, onde alguns personagens parecem mais maduros do que realmente são.

Ikki de Fênix é um ótimo exemplo, já que parte do público nem sequer imaginava que ele era um jovem de 15 anos em sua primeira aparição.

Imagem de capa do item

Penteados diferentões

Quantos personagens com cabelos diferentes você já viu nos animes? Com certeza, vários, não é? Apesar do design de personagem depender da criatividade de seu criador, você sabia que o cabelo escolhido pode estar diretamente ligado ao marketing? Pois é, acontece que quanto mais diferente o personagem for, mais fácil é para o público reconhecê-lo e lembrá-lo.

Essa ideia dos penteados com características únicas ajuda no reconhecimento da marca, da franquia, do autor e, claro, do próprio personagem. Agora parece que tantos cabelos diferentes fazem sentido, né?

Imagem de capa do item

Anunciar os golpes

Os animes shounen são muito lembrados por terem ataques memoráveis de seus personagens mais poderosos. Muitos deles se tornaram icônicos por serem gritados e anunciados por seus personagens antes mesmo de desferi-lo. Mas por que os personagens de anime fazem isso?

Bom, isso é “culpa” dos mangás. Como em um mangá a luta é estática e escrita, é difícil para o público saber que está atacando no momento, então gritar e anunciar seu movimento/ataque facilita o acompanhamento do combate. Como no anime isso não é necessário, o que mantém os gritos é a tradição trazida dos mangás. Porém, também existem motivos culturais ao redor disso. Na época dos samurais, se o inimigo fosse derrotado sabendo quem era seu oponente, isso renderia ao guerreiro ainda mais honra. Então, anunciar quem você é antes de uma luta ou durante ela é algo reproduzido nos animes dessa forma.

Imagem de capa do item

Pais ausentes

Os animes costumam trazer com frequência o tema de crianças órfãs, fazendo ser até comum nas animações que crianças menores de idade vivam totalmente sozinhas e amadurecem muito cedo. Geralmente, isso acontece porque os pais do personagem foram mortos, ou eles sofreram algum tipo de abandono, mas, por mais comum que pareça nos animes, isso não é tão recorrente no Japão.

De Naruto à Kotaro Vai Morar Sozinho, esse tropo é muito comum nos animes. Porém, na vida real, crianças órfãs vivem em orfanatos a sua vida toda, não sozinhas.

Imagem de capa do item

Os personagens não parecem japoneses

Muitas pessoas acabam se perguntando porque os personagens não parecem pessoas japonesas, mas esquecem que muitas vezes o design desses personagens os tornam até mesmo irreais. Porém, até mesmo quando os animes trazem características mais realistas, é difícil ver semelhança entre os personagens e a população do Japão.

Isso acontece porque os autores preferem priorizar a criação de personagens que pareçam únicos e interessantes, sejam eles com características japonesas ou não.

Imagem de capa do item

Os clubes escolares

Para nós brasileiros, é realmente estranho a frequente presença de clubes extracurriculares em animes que mostram de alguma forma as escolas japonesas. E, mesmo que em alguns países ao redor do mundo esses clubes sejam até comuns, a vida escolar não costuma girar em torno deles como os animes tentam mostrar.

No Japão esses clubes são conhecidos como bukatsu e são um compromisso sério assumido pelos alunos, equivalente a um trabalho de meio período. Geralmente os alunos são livres para escolher em que clube querem entrar, mas as atividades do clube são levadas a sério e podem até mesmo se estender para as férias. Como fazem parte de um momento importante na vida dos jovens japoneses, é normal e compreensível que estejam presentes no animes né?

Imagem de capa do item

Os espirros

Muitas vezes personagens de animes acabam aparecendo espirrando após algum outro personagem falar algo dele. Apesar de parecer aleatório esse corte de cena, os espirros nos animes muitas vezes reproduzem uma superstição japonesa.

Essa superstição conta que quando alguém espirra, é um indício de que outra pessoa em algum lugar está falando dela. É por isso que, quando um grupo de personagem está fofocando, às vezes a cena é cortada e vemos o assunto da fofoca espirrando.

Imagem de capa do item

O significado das flores de cerejeira

As cerejeiras aparecem com tanta frequência nos animes que se tornaram características e até mesmo nome de personagens, já que “Sakura” é o nome dessas flores em japonês. Muito da frequência delas está ligada ao significado e simbolismo poderoso que ela possui na vida real, já que para a cultura japonesa, essas flores delicadas são associadas à fragilidade da vida e da beleza.

Elas florescem no início da primavera, que coincide com o início do ano escolar japonês, então é comum que as árvores de sakura apareçam tanto nos animes, principalmente os românticos e escolares.

Imagem de capa do item

Nem todos os animes são voltados para o público infantil

Isso é algo que muitos que estão lendo nossa lista sabem, mas alguns pais acabam não se atentando ao fato de que nem todo anime é voltado para o público infantil. Isso geralmente acontece porque no ocidente, as animações de modo geral são infantilizadas e todos nós crescemos assistindo a algum desenho educativo. Porém, todo anime possui uma classificação indicativa que precisa ser respeitada.

Dependendo do gênero, o anime pode conter cenas de violência extrema, sexo, linguagem imprópria, uso de drogas e muito mais. Isso porque alguns são feitos para adultos e, por serem desenhos, acabam sendo confundidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui