10 coisas da cultura japonesa que estão super em alta no Brasil

0
18

A cultura japonesa está cada vez mais presente para nós brasileiros, inclusive muitas coisas estão se tornando cada vez mais populares

A cultura japonesa, para muitos brasileiros, pode ser estranha a primeira vista, contudo, muitos jovens e adultos brasileiros tem sido cada vez mais influenciados por essa rica cultura oriental.

Tudo começou em junho de 1908, quando 165 famílias japonesas desembarcaram em solo brasileiro, mais especificamente no porto de santos, em busca de trabalho em nossas fazendas de café. De lá para cá, cada vez mais japoneses migraram para o Brasil disseminando sua cultura e tradição.

Hoje, a cultura japonesa está presente em vários aspectos, desde a moda, os esportes, como o jiu-jitsu, a literatura através dos mangás, a empolgante história dos samurais e gueixas, os desenhos animados, além da clássica e super popular culinária.

Diante da importância da cultura japonesa no Brasil, hoje nós decidimos trazer 10 itens super importantes que são tradicionalmente da cultura da Terra do Sol Nascente, mas que estão se tornando cada vez mais populares para nós brasileiros, independente da faixa etária.

1. Anime e mangá

O fenômeno do anime e mangá ganhou enorme popularidade no Brasil. Animações japonesas, como “Dragon Ball”, “Naruto” e “One Piece”, bem como quadrinhos japoneses, conquistam cada vez mais fãs em todo o país. A disseminação dessas formas de entretenimento resultam em eventos, convenções e até mesmo clubes de discussão dedicados à cultura otaku.

2. Comida Japonesa

A culinária japonesa se tornou uma das opções mais atrativas para os brasileiros, não tem como negar, um novo restaurante japonês na cidade acaba fazendo sucesso rápido. Pratos como sushi, sashimi, temaki e yakisoba são apreciados em todo o país. A abertura de restaurantes japoneses tem se multiplicado, oferecendo uma experiência gastronômica autêntica e adaptada ao paladar local.

3. Cultura Kawaii

A estética kawaii, que diz respeito a elementos adoráveis e fofos, transcendeu as fronteiras do Japão e encontrou grande aceitação no Brasil. Itens de decoração, roupas, acessórios e até mesmo a atitude kawaii tem sido cada vez mais incorporados à vida cotidiana dos jovens no país.

4. J-Pop e J-Rock

A música japonesa, em suas diversas formas, também é um nicho da cultura asiática que conquistou um lugar especial no coração dos brasileiros. Artistas japoneses, tanto do pop quanto do rock, atraem multidões em shows e eventos especializados.

5. Cultura tradicional

Elementos da cultura tradicional japonesa, como festivais sazonais, cerimônias do chá, ikebana e artes marciais, também são super populares no Brasil. A participação em eventos culturais e a prática dessas tradições tornaram-se atividades significativas e populares para muitos brasileiros.

6. Tecnologia japonesa

A reputação da tecnologia japonesa como inovadora e confiável tem se tornado cada vez mais procurada no Brasil. Marcas japonesas de eletrônicos, carros, como, Nissan, Toyota, Honda e outros produtos tecnológicos são extremamente bem recebidas pelos consumidores brasileiros.

7. Moda streetwear

A moda urbana japonesa, notável por sua originalidade e diversidade, influenciou as tendências de moda no Brasil, especialmente entre os jovens. Marcas japonesas e o estilo de vestir associado a bairros como Harajuku inspiram a moda streetwear brasileira.

8. Cultura pop

Além de anime e mangá, outros aspectos da cultura pop japonesa, como filmes, séries e games, são amplamente consumidos no Brasil. Os video games japoneses, em particular, têm uma presença marcante na cultura gamer brasileira.

9. Arte Ukiyo-e:

A arte tradicional japonesa, representada pelas gravuras ukiyo-e, encontrou um nicho de apreciação no Brasil. Exposições e eventos dedicados a essa forma de arte atraem entusiastas da cultura japonesa.

10. Arquitetura e paisagismo japonês

Elementos arquitetônicos inspirados no Japão, como jardins zen e construções com influência de templos, são incorporados em projetos arquitetônicos e espaços de lazer no Brasil. A estética japonesa é valorizada como uma maneira de criar ambientes serenos e equilibrados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui