10 filmes de Hollywood que roubaram filmes japoneses

0
12
  • Hollywood costuma adaptar ou refazer filmes japoneses, como The Ring (Anel).
  • Black Swan é fortemente influenciado por Perfect Blue, apresentando temas semelhantes e até sendo visto como um remake não oficial.
  • Muitos filmes de Hollywood, como Star Wars e O Rei Leão, emprestam ideias e imagens de filmes japoneses, mostrando o impacto do cinema japonês na narrativa ocidental.

Embora muitos Hollywood filmes estão entre alguns dos mais influentes do mundo, há alguns exemplos notáveis ​​de até mesmo os mais aclamados filmes americanos que emprestam ideias de filmes e cineastas japoneses. Os filmes japoneses costumam ter um ritmo mais lento do que a maioria das produções americanas de grande orçamento, já que as sensibilidades do Oriente são muito diferentes das de muitas regiões da América do Norte. Como tal, a história do cinema viu filmes do Oriente receberem atualizações ocidentais, remakes, etc. para expandir o seu apelo mundial, o que por sua vez levou o público a conferir também os filmes japoneses originais.

Existem muitos animes que Hollywood roubou, mas a diferença crucial é que a maioria dos animes atrai um público de nicho. Devido às diferenças de público, as adaptações de anime live-action de Hollywood pretendem ampliar seu apelo não apenas para o público ocidental, mas também para os espectadores do Japão, já que a maioria dos animes passa despercebida, mesmo em seu país de origem. No entanto, Hollywood desenvolveu uma reputação ao longo dos anos por refazer ou adaptar conceitos de filmes japoneses. Quer o filme original seja melhor ou o remake seja melhor que o original, existem alguns exemplos importantes disso.

10 Jogos Vorazes (2012) – Battle Royale (2000)

O enredo central de Jogos Vorazes é muito semelhante ao enredo de Battle Royale.

Takeshi Kitano como Kitano está no meio do elenco central de Battle Royale em Battle Royale.

Baseado na série de livros para jovens adultos da romancista Suzanne Collins, Jogos Vorazes vê um grupo de adolescentes em um futuro distópico se envolver em brigas até a morte na televisão para divertir pessoas ricas. Embora a premissa seja única para os padrões americanos a história em quadrinhos japonesa Batalha real, superou o livro e o filme mais de uma década antes. Escrito pelo romancista e jornalista Koushun Takami, Batalha real originou a mesma ideia como visto em Jogos Vorazescom a principal diferença sendo sua natureza muito mais brutal e eficácia como uma crítica contundente à política japonesa por volta de 1999.

9 O Anel (2002) – Anel (1998)

O Anel também apresenta uma força demoníaca que reivindica suas vítimas através de uma tela de TV.

Rie Inō como Sadako Yamamura em Ring.
Ringu

Data de lançamento31 de janeiro de 1998
DiretorHideo Nakata
ElencoNanako Matsushima, Hiroyuki Sanada, Rikiya Otaka, Miki Nakatani, Yûko Takeuchi, Hitomi Sato, Yutaka Matsushige
Tempo de execução95 minutos

O anel gira em torno de uma fita de vídeo amaldiçoada que faz com que qualquer pessoa que assista seu conteúdo morra misteriosamente precisamente uma semana depois de assisti-lo. Elogiado por sua criatividade e subversão de tropos de terror confiáveis, O anel é um dos muitos remakes do filme de terror original japonês, Anel (também conhecido como Ringu). Baseado no romance homônimo de Koji Suzuki de 1991 Anel é um filme bastante popular entre os fãs de terror, pois sua estrutura narrativa criativa funciona como um conto de advertência eficaz sobre os perigos da rápida expansão da tecnologia durante o boom tecnológico do início dos anos 90 no Japão.

Anel é a melhor adaptação do trabalho de Suzuki por causa de sua abordagem criativa ao cinema. Embora existam muitas entradas no gênero de filmes de terror que dependem de sustos, acordes assustadores e outros dispositivos para vender demais o terror do filme em questão, Anel é notável por praticamente não apresentar música, enfatizando tomadas longas e estáticas com movimento mínimo no quadro e uma cinematografia claustrofóbica que não foi apenas inovadora para a época, mas também eficaz em fazer o público se sentir como se estivesse no lugar dos protagonistas. Como tal, Anel é também um dos melhores filmes de terror japoneses já feitos.

8 Cisne Negro (2010) – Azul Perfeito (1997)

Perfect Blue explorou primeiro a deterioração da saúde mental de um protagonista com inclinação musical.

Junko Iwao como Mima Kirigoe em Perfect Blue e Natalie Portman como Nina Sayers em Black Swan.

Dirigido por Darren Aronofsky, Cisne Negro gira em torno de uma bailarina talentosa, mas mentalmente instável, cuja saúde mental se deteriora gradualmente à medida que seu desejo de se tornar a melhor bailarina fica fora de controle. Apesar de mudar a profissão do protagonista, Cisne Negro espelha o falecido Satoshi Kon Azul Perfeito de muitas maneiras perceptíveis. Desde os nomes dos personagens que soam semelhantes de Mimura a Nina até as semelhanças em seus títulos, até Aronofsky expressando sua admiração pelo trabalho de Kon, Cisne Negro quase pode ser visto como uma sequência não oficial ou remake do filme de Kon Azul Perfeito.

Enquanto Nina é bailarina, Mimura é uma das maiores estrelas pop do mundo. Azul Perfeitohistória de, e apesar de querer fazer a transição para o mundo da atuação, as travessuras de uma perseguidora perturbada a forçam a questionar o que é e o que não é real. Embora os dois filmes compartilhem muitas semelhanças, a principal diferença entre eles é a ênfase na violência. Embora Cisne Negroa violência é bastante moderada, Azul Perfeito apresenta personagens sendo assassinados brutalmente ao longo do filme. Apesar de bem animado, também questiona o estado mental de Mimura, o que efetivamente torna a narrativa mais envolvente.

7 Matar Bill Vol. 1 (2003) – Senhora Sangue de Neve (1973)

Matar Bill Vol. 1 apresenta muitas referências visuais a Lady Snowblood.

Além das semelhanças entre Cães Reservatórios e Cidade em chamas assim como Os oito odiados e A coisaQuentin Tarantino Matar Bill Vol. 1 é outro filme da filmografia do roteirista e diretor que apresenta muitas semelhanças com outro filme. Toshiya Fujita Senhora Sangue de Neve apresenta uma protagonista em uma busca sangrenta para vingar a morte de toda a sua família, enquanto Matar Bill Vol. 1 centra-se mais na vingança de si mesmo, as semelhanças entre os dois filmes ainda são notavelmente perceptíveis.

A Noiva usa várias artes marciais para despachar grandes grupos de assassinos, bem como seus ex-parceiros de crime, após serem deixados para morrer. Baseado no mangá homônimo do início dos anos 70 de Kazuo Koike e Kazuo Kamimura, Senhora Sangue de NeveA protagonista foi criada desde o nascimento para ser a assassina mais eficaz para vingar a morte de sua família antes dela. Embora Lady Snowblood e The Bride compartilhem muitas semelhançasMatar Bill Vol. 1A aparência e a história de fundo de O-Ren Ishii compartilham semelhanças ainda maiores com Senhora Sangue de Neve.

6 A Origem (2010) – Páprica (2006)

Paprika e Inception giram em torno da possibilidade de invadir os sonhos de alguém.

A doutora Atsuko Chiba dublada por Megumi Hayashibara olha diretamente para a câmera em uma cena de Paprika
Páprica

Data de lançamento25 de novembro de 2006
DiretorSatoshi Kon
ElencoMegumi Hayashibara, Tōru Emori, Akio Otsuka, Koichi Yamadera, Hideyuki Tanaka
Tempo de execução90 minutos

Começo é o primeiro caso de um cineasta norte-americano produzindo um filme aclamado que compartilha muitas semelhanças entre ele e o trabalho de Satoshi Kon. Semelhante ao filme de aventura e fantasia de Kon de 2006 PápricaComeço vê seus protagonistas utilizando tecnologia futurista para invadir os sonhos de outras pessoas em um filme que questiona a ética dessa tecnologia. Apesar de suas semelhanças, Começo distingue-se de Páprica bsendo mais fundamentados e enraizados na ciência e na realidade. Embora ambos os filmes tenham a tecnologia como base para sua premissa, Páprica destaca mais os elementos fantásticos do que os científicos.

5 Crônica (2012) – Akira (1988)

Chronicle também apresenta protagonistas adolescentes abusando de suas habilidades telecinéticas.

Mitsuo Iwata como Shōtarō Kaneda em uma cena de Akira.

Dirigido por Katsuhiro Ôtomo, Akira é um filme de anime que gira em torno da violência que um notório líder de uma gangue de motociclistas causa em uma Tóquio futurista depois de ser vítima de um experimento antiético do governo. Famoso por sua animação inovadora e elenco de dublagem estelar, Akira inspirou muitos artistasem vários gêneros. No entanto, o filme de super-heróis de Josh Trank de 2012 Crônica apresenta as referências mais flagrantes Akira tanto em estilo quanto em apresentação. No entanto, ao contrário AkiraCrônica centra-se mais no impacto que se tornar um super-herói teria nos relacionamentos da vida real do que na ética dos experimentos governamentais.

4 O Rei Leão (1994) – Kimba, o Leão Branco (1965)

A estrutura do Rei Leão é quase idêntica à de Kimba, o Leão Branco.

O espírito de Snowene no céu noturno olha para Kimba no deserto em Kimba, o Leão Branco.

Embora O Rei Leão é um dos melhores filmes de animação da Disney de todos os tempos, também é decididamente semelhante ao anime de 1965, Kimba, o Leão Branco. Além do nome do filhote de leão titular e O Rei LeãoO Simba do filme soa praticamente o mesmo, e as imagens que o filme da Disney roubou Kimba, o Leão Brancoos dois filmes de animação compartilham muitos temas semelhantes. O Rei Leão está mais enraizado na mitologia africana e Kimba, o Leão Branco em japonês, mas ambos são, em última análise, histórias de maioridade centradas no reino animal que apresentam animações inovadoras para a época.

3 Os Sete Magníficos (1960) – Sete Samurais (1954)

The Magnificent Seven é famoso por ser a versão americana de Seven Samurai.

Toshiro Mifune como Kikuchiyo grita em uma cena de Seven Samurai.
Sete Samurais

Data de lançamento26 de abril de 1954DiretorAkira KurosawaElencoToshiro MifuneTempo de execução207 minutos

Akira Kurosawa é um dos cineastas mais influentes de todos os tempos, e o impacto do seu legado no cinema é perfeitamente demonstrado pelo número de cineastas que referenciaram ou refizeram completamente os seus filmes. Embora Os Sete Magníficos é um faroeste clássico, seu enredo centrado em um grupo desorganizado de indivíduos habilidosos que enfrentam uma gangue implacável é o mesmo enredo que Sete Samurais. Igual a Sete SamuraisOs Sete Magníficos apresenta muitos dos melhores atores do gênero western, e o tema principal de fazer o que é certo mesmo diante da derrota também é semelhante.

2 Um Punhado de Dólares (1964) – Yojimbo (1961)

A Fistful of Dollars também vê seu misterioso protagonista ser mais esperto que duas facções de gangues em conflito

Um punhado de dólares

Data de lançamento18 de janeiro de 1964DiretorSergio Leone, Monte HellmanElencoClint Eastwood, Marianne Koch, Gian Maria Volonte, Wolfgang Lukschy, Sieghardt Rupp, Joseph EggerTempo de execução99 minutos

Outro faroeste diretamente influenciado por Kurosawa é Sergio Leone Spaghetti Western de 1964 Punhado de dólares. O primeiro no Dólares trilogia, Um punhado de dólares vê o icônico personagem Man With No Name de Clint Eastwood exibir sua autopreservação característica que o manteve vivo ao longo da trilogia quando ele decide interpretar os dois lados de uma guerra de gangues mortal, mas lucrativa. Yojimbo vê o lendário Toshiro Mifune exibir primeiro um nível de inteligência semelhante ao de seu amado personagem Sanjuro no filme de 1961, Yojimbo. Embora os filmes sejam estilisticamente diferentes, eles compartilham um enredo semelhante e protagonistas igualmente icônicos.

1 Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977) – A Fortaleza Oculta (1958)

George Lucas declarou publicamente a influência que The Hidden Fortress teve em Star Wars.

Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança

Data de lançamento25 de maio de 1977ElencoMark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Alec Guinness, David Prowse, James Earl Jones, Frank Oz, Anthony Daniels, Kenny Baker, Peter Mayhew, Peter CushingTempo de execução121 minutos

Talvez o exemplo mais proeminente do trabalho de Kurosawa influenciando um dos filmes mais conhecidos e respeitados de Hollywood seja o clássico de Kurosawa de 1958, A Fortaleza Ocultae seu impacto no icônico Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança. Enquanto Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança gira em torno do desenvolvimento de um menino até se tornar um homem, ao mesmo tempo em que ajuda uma misteriosa princesa em meio a uma crescente guerra intergaláctica, A Fortaleza Oculta vê seu protagonista ganancioso se transformar em um indivíduo mais humilde e respeitável depois de, sem saber, escoltar uma princesa em uma guerra contínua.

Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperançaparalelos com A Fortaleza Oculta também residem na abordagem única de ambos os filmes para contar histórias. Em Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, Luke Skywalker ignora em grande parte as maiores implicações do mundo em que vive. Como tal, a Princesa Leia e os outros personagens sabem mais sobre a Força e o mundo ao redor de Luke. Em A Fortaleza Ocultao General Rokurota aprende sobre a guerra em curso através da Princesa Yuki, o que desenvolve ainda mais seu personagem, ao mesmo tempo que se destaca como o melhor exemplo de Hollywood filme roubando o Japão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui