Nem todos os costumes culturais conseguem sobreviver ao desgaste do tempo e aos avanços tecnológicos, só que, ainda hoje, não é incomum ver pessoas andando pelas ruas do Japão com quimonos elegantes e calçados um tanto inusitados. Nesses casos, se você olhar para baixo, provavelmente verá um par de “geta”, que é o nome original dos curiosos “chinelos de madeira” do Japão.
De fato, esses calçados apresentam características tão bizarras para os padrões ocidentais que já deram origem a várias piadas, incluindo o famoso vídeo de humor “Avaianas de pau”, uma paródia criada pelo já extinto website Mundo Canibal. Mas, afinal de contas, por que esses calçados ganharam popularidade entre o público japonês?
O que exatamente é um calçado geta?
O termo “geta” abrange um grande grupo de sandálias japonesas tradicionais que, em termos de design, qualquer pessoa pode dizer que parecem ser o resultado da fusão de um chinelo de praia com um tamanco holandês. Estes chinelos de características curiosas são tipicamente feitos de madeira maciça, dando origem a um visual muito distinto quando usados.
Por que esses chinelos de madeira ainda são usados?
Historicamente, os chinelos de madeira eram usados como parte de uma roupa japonesa de estilo tradicional, acompanhados de um quimono no clima mais frio e um yukata durante o verão. Eles eram, e ainda são, geralmente combinados com meias brancas puras chamadas tabi. Se você é um usuário de tênis, já deve estar ciente da rapidez que um calçado branco absorve a sujeira da rua, e é exatamente por isso que os calçados geta são tão elevados do chão com os seus dentes de madeira.
Curiosamente, esse calçado também ajuda a manter a postura do usuário ereta ao caminhar, promovendo efeitos benéficos a saúde. De fato, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Shizuoka descobriu que esse chinelo também pode ajudar a comprimir pontos de acupuntura, sem falar que é bastante sustentável, visto que pode ser reparado e durar anos se feito com materiais de boa qualidade.
Como os calçados geta são produzidos?
Acima, temos uma imagem de um fabricante de calçados de madeira em ação, feita a partir de uma impressão em calótipo colorida à mão. O artista da imagem é desconhecido, mas estima-se que essa imagem foi criada durante a era Meiji-Taisho (início do século XX).
Os calçados geta são geralmente feitos a partir de um pedaço de madeira maciça, que forma a sola, juntamente com dois blocos de madeira embaixo. Esses blocos também podem ter uma placa de metal na seção que toca o chão para prolongar a vida útil do geta. Os dentes de qualquer geta podem ter uma madeira mais dura perfurada no fundo para evitar rachaduras, sem falar que as solas dos dentes podem ter pedaços de borracha coladas sobre elas.
Os chinelos de madeira das gueixas
As gueixas, mulheres japonesas que entretêm o público apresentando antigas tradições de arte, dança e canto, costumam usar um geta alto e distinto chamado okobo, que é semelhante aos chopines usados em Veneza durante o Renascimento. Este tipo específico não têm “dentes”, sendo formado apenas por um único pedaço de madeira.
E você, já usou “chinelos de madeira” por aí? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!