Macarrão instantâneo é sinônimo de refeição rápida, mas nada saudável. Mas existe um tipo de massa de preparo ligeiro que, além de nutritivo, é livre de glúten, carboidrato, sódio ou gordura – e tem apenas 9 kcal por 100 g.
O macarrão japonês konjac (ou macarrão shirataki) é popularmente chamado de “miojo milagroso” porque é feito basicamente água e fibra e, portanto, garante saciedade e ajuda no processo de emagrecimento.
“Miojo milagroso” não engorda
O konjac é um tipo de macarrão de aspecto gelatinoso, bastante comum na culinária oriental. Ele é feito a partir da planta de mesmo nome, originária do Japão e da Indonésia.
Com apenas 9 calorias em 100 gramas, o macarrão konjac garante saciedade logo após ser consumido. Em contato com a água, ele “infla” e ocupa grande parte do estômago, ou seja, ele mata a fome praticamente sem oferecer calorias.
Como preparar o “miojo milagroso”
O “miojo milagroso” tem sabor neutro e absorve temperos e gosto de outros alimentos incluídos na preparação. Ele pode ser preparado com molhos, refogado com legumes e carnes, além de ser uma boa opção para saladas.
Para garantir uma refeição de qualidade nutricional, o mais indicado é preparar o macarrão konjac acompanhado de legumes, proteína e gorduras boas.
Para cozinhar o macarrão, basta mergulhar uma porção crua em água fervente e esperar cerca de 2 a 3 minutos, semelhante ao preparo do macarrão instantâneo tradicional.
“Miojo milagroso”: onde comprar e quanto custa
É possível encontrar o “macarrão milagroso” em lojas de produtos naturais, zonas cerealistas e em estabelecimentos especializados em produtos japoneses e orientais. O preço médio de um pacote de 200g é varia entre R$ 15 e R$ 20.
Macarrão na dieta
- Yakisoba com macarrão fake tem pouco carboidrato e ainda ajuda a emagrecer
- Receita superprática de macarrão fit (com massa de verdade): nutricionista ensina
- Por que é melhor comer macarrão integral: 3 benefícios fazem a fama do alimento
Yakisoba com macarrão fake tem pouco carboidrato e ainda ajuda a emagrecer
Um dos mais populares e deliciosos pratos da culinária oriental, o yakisoba, mesmo quando preparado com legumes, pode resultar em ganho de peso se consumido com muita frequência.
Mas uma versão low carb, com macarrão fake, pode entrar no cardápio diariamente, sem qualquer prejuízo à dieta. Conheça a receita indicada pela nutricionista Patricia Davidson em seu perfil no Instagram:
Receita de yakisoba low carb
Ingredientes
- 1 pacote de macarrão konjac (pode ser pupunha também)
- 1 bandeja de cogumelos (portobello ou shitake)
- 1 bandeja de mix de vegetais
- Shoyu de coco
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Lave bem o konjac e deixe de molho em água com vinagre enquanto prepara os demais ingredientes. Em uma panela, refogue os vegetais, cogumelos, shoyu de coco e temperos a gosto até ficarem al dente. Escorra o konjac, lave em água filtrada e adicione à mistura de vegetais.
Deixe refogar por uns minutinhos para pegar bem o gosto do tempero. Acerte o sal, se necessário. O ideal é preparar prato acompanhado de legumes, proteína e gordura boa para garantir a qualidade nutricional da refeição.
Konjac é o macarrão falso que emagrece
O grande segredo da receita emagrecedora está no macarrão konjac, que é feito a partir da planta de mesmo nome, originária do Japão e da Indonésia. O alimento é livre de glúten e possui apenas 170 calorias em 100 gramas.
Excelente fonte de fibras, o konjac tem sabor naturalmente neutro e absorve temperos e sabores de outros alimentos incluídos na preparação. Além disso, ele não possui amido, açúcar, trigo ou glúten.
O macarrão konjac, além de ajudar no emagrecimento, pode favorecer a redução dos níveis de colesterol e auxiliar no controle do açúcar no sangue. O produto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e orientais.