Comunidade japonesa de Campo Grande volta a realizar o tradicional Bon Odori

0
156
Comunidade japonesa de Campo Grande volta a realizar o tradicional Bon Odori

Após três anos sem celebrar este importante evento cultural na comunidade nipo-brasileira de Mato Grosso do Sul, o Bon Odori chega a sua 36ª edição. Serão dois dias de festa com música, comidas típicas como sobá e o sushi, além das danças ao som dos tambores típicos japoneses (taiko), das flautas de bambu (fue) e do canto em estilo min”yo, entre luminárias e cerejeiras artificiais, carinhosamente decorada, atraindo mais frequentadores a cada ano, aproximando o ocidental da cultura do Oriente.

O Obon é uma tradicional festividade japonesa que tem sua origem no Budismo. A festa simboliza gratidão pela boa colheita e celebra as almas dos antepassados através da dança que consiste em movimentos delicados e simples com cinco gestos básicos: colher, ceifar, semear, agradecer e festejar. Criado há 36 anos pelos imigrantes japoneses da Capital, por influência do então deputado estadual Akira Otsubo, a festa encanta os descendentes de japoneses e principalmente os brasileiros, que durante os dois dias de festa lotarão a sede campo da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileiro quando a diretoria espera um grande público.

Na praça de alimentação, membros de todos os departamentos da entidade estarão trabalhando para garantir o delicioso sobá, pastel, sushi entre tantas outras guloseimas colocadas à disposição dos visitantes, além da praça de negócios e oportunidades que a diretoria vai buscar para participar deste grande evento que é o Bon Odori.

O Bon Odori é um festival que ocorre anualmente durante o verão entre julho e gosto, no Japão, sempre após o pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite. Eventos como este reforçam a identidade cultural dos imigrantes japoneses e também mostra para toda a comunidade a importância da diversidade cultural. Promove também conhecimento aos jovens descendentes a sua cultural ancestral e milenar.

Serviço:

36º Bon Odori

Realização: Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande

Dia 20 (sábado – das 19h às 23h) e Dia 21 (domingo – das 18h às 22h)

Av. Min. João Arinos, 140 saida para Três Lagoas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui