Vereador Tabosa homenageia duas cidadãs negras com a Medalha Zumbi dos Palmares

0
95
Vereador Tabosa homenageia duas cidadãs negras com a Medalha Zumbi dos Palmares

O vereador Marcos Tabosa, em sessão solene na Câmara Municipal de Campo Grande, na noite desta quarta-feira, dia 23, alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra outorgou à duas personalidades femininas, a Medalha Legislativa “Zumbi dos Palmares”.

No ano em que celebra os 326 da saga do último líder negro do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial, a Câmara Municipal prestou uma justa homenagem a personalidades negras que de alguma forma contribuem na formação e desenvolvimento da Capital, seja através da arte, da cultura, esporte e de inúmeras atividades profissionais mostrando sua força e capacidade na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Modelo de luta e determinação por liberdade, Zumbi foi um guerreiro na história brasileira na resistência contra a escravidão na América.

As homenageadas do vereador Marcos Tabosa são pessoas ativas e ativistas na causa do povo negro e desenvolvem atividades que orgulha seu povo e coloca em evidência a força de trabalho e a capacidade de articulação na construção de uma sociedade mais justa e humana.

Erika Souza Pedraza

Nascida em Campo Grande, MS, Erika Pedraza é formada em Artes Visuais e há 13 anos vem realizando atividades artísticas na cidade. Atua também como professora de arte em escola púbica. É pós-graduada em Arte Regional, Ensino de Artes na Educação Infantil e História e Cultura Afro-Brasileira pelo Instituto INE.

Cristiane Dos Santos Oliveira

Já Cristiane Oliveira, é acadêmica de História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Desde 2021 é também Coordenadora de Juventude da Unegro-MS, instituição fundada em julho de 1988, em Salvador, Bahia. Após trinta e três anos de fundação, a entidade ainda precisa lutar por problemas que já poderiam ter sido superados se as raízes do racismo não fossem tão profundas no País. A UNEGRO está organizada em 25 estados da Federação mais o Distrito Federal, entre os quais (AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PE, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC SE, SP, TO)

A comenda é concedida a pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram no combate a quaisquer discriminação ou preconceito. Também são ponderados atos em defesa dos princípios fundamentais do cidadão e na defesa da vida. A homenagem foi criada por meio do Decreto Legislativo nº 690/01.

Para o vereador Marcos Tabosa esta homenagem contempla o reconhecimento de pessoas e cidadãos da sociedade civil que lutam contra discriminação e racismo. “Encontramos pessoas que trabalham contra o racismo e preconceito, muitos anônimos e direto na base, na periferia, então é importante dar o reconhecimento a essas pessoas”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui