Tabosa homenageia povo Paraguaio em sessão solene na Câmara Municipal

0
58

O Dia do Povo Paraguaio é celebrado oficialmente em 14 de maio, relembrando os dias 14 e 15 de maio de 1811, quando o Paraguai declarou sua independência da Espanha. Essa data marca um momento significativo na história do país, quando conquistou sua autonomia e iniciou um novo capítulo como nação independente. Para celebrar esta importante data, os vereadores de Campo Grande realizaram sessão solene nesta quarta-feira, dia 21, em comemoração ao Dia do Povo Paraguaio, entre eles o vereador Marcos Tabosa.

“Campo Grande possui uma enorme comunidade Paraguai aqui estabelecida! São mais de 100 mil descendentes do país vizinho que contribuem com a nossa cidade com sua cultura, trabalho, gastronomia, estilo de vida, entre outras atividades que tornam a cidade morena um povo rico etnicamente”, disse o vereador Tabosa.

Para o vereador pedetista Marcos Tabosa, é de suma importância para o povo brasileiro, em especial o sul-matogrossense manter cordial amizade com o povo paraguaio, em função da convivência fronteiriça que faz bem para ambas comunidades, fortalecendo os laços entre as comunidades e promovendo o respeito à diversidade étnica e cultural. Por isso, Tabosa decidiu homenagear duas personalidades que representam em Mato Grosso do Sul a comunidade paraguaia aqui estabelecida. A data foi instituída na Casa de Leis por meio da Resolução nº 1.251/17 e da Lei n. 5.629/15.

A homenagem prestada pelo vereador Tabosa a duas personalidades que representam a comunidade paraguaia em Mato Grosso do Sul é uma forma significativa de reconhecer e valorizar suas contribuições para a sociedade local. Essa iniciativa demonstra o compromisso do vereador e da Câmara Municipal de Campo Grande em promover a integração e a inclusão das diferentes comunidades que compõem a cidade.

Os homenageados do vereador Tabosa possuem estória semelhantes de vida em Campo Grande e chegaram para enfrentar um novo desafio na formação de suas famílias e contribuir com o crescimento da cidade. São eles: Mário Araújo e Cira Guiomar Fernandes Duarte

Mário Araújo tem 68 anos e nasceu em Loreto (Paraguai), é casado com Bernadete há 40 anos com quem construiu sua família em Campo Grande. Tem 6 filhos, 9 netos e 1 bisneto. Tornou-se uma expressiva liderança comunitária no Bairro Nossa Senhora da Graça na região Segredo de CG sempre junto com a família. É conhecido como Mário Paraguaio.

Já Cira Guiomar Fernandes Duarte é filha de Justino Fernandes e Lídia Ferreira Fernandes, nascidos em Porto Guarani (Paraguai). Saiu de Porto Murtinho em 1992 para buscar melhorias em busca de emprego e ter uma vida melhor para seus filhos. Trabalha como diarista desde que mudou para Campo Grande, onde criou e formou os filhos com dignidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui