Tabosa reconhece o trabalho das servidoras municipais no Dia das Mulheres

0
11

A Câmara Municipal de Campo Grande realizou no último dia 8, sessão solene de outorga da Medalha Legislativa “Celina Martins Jallad”. Criada pela resolução 1.301/19, a comenda celebra o Dia Internacional da Mulher na Capital, exaltando e reconhecendo a contribuição da mulher no desenvolvimento da cidade. Nesta oportunidade, o vereador Marcos Tabosa (PDT) homenageou as servidoras Thelma Fernandes Mendes Nogueira Lopes (chefe de gabinete da prefeitura) e Dalva Gonçalves de Oliveira  (servidora da educação e dirigente sindical no Sisem – Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais de Campo Grande).

“É com grande alegria que compareço nesta sessão alusiva ao Dia das Mulheres. Ao longo dos anos, tenho trabalhado em prol da igualdade de direitos para as mulheres e é emocionante ver como nossos esforços tem gerado resultados concretos, especialmente para mim que também sou presidente do Sindicato que congrega tantas servidoras em nossa cidade”, afirmou o vereador pedetista.

A solenidade foi realizada no Plenário Oliva Enciso, que leva o nome da primeira mulher vereadora de Campo Grande, que presidiu a Casa de Leis de 05 a 28 de janeiro de 1958 e em 1959. Neste evento ainda foram agraciadas diversas mulheres em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade campo-grandense.

Tabosa lembrou ainda que naquela Casa de Leis já teve 18 vereadoras desde sua criação, em 1903: Oliva Enciso, Maria de Lourdes Widal Roma, Nelly Elias Bacha, Marisa Serrano Ferzelli, Marilene de Moraes Coimbra, Magali Marlon Picarelli, Maria Emília Sulzer, Maria Elena S. Flores, Tereza Name, Grazielle Salgado Machado Nishina, Juliana Zorzo, Thais Helena Vieira Rosa Gomes, Professora Rose Modesto, Luiza Ribeiro, Carla Stephanini, Dharleng Campos, Enfermeira Cida Amaral e Camila Jara. Para a vereadora Luiza Ribeiro, proponente da solenidade, a representação feminina na política ainda é tímida.

O vereador enalteceu a brilhante trajetória da mulher que leva o nome da comenda:  ex-deputada estadual Celina Martins Jallad, que foi uma mulher desbravadora e um exemplo de mulher na política para todas as campo-grandenses. Sua história de superação e conquista motivou outras mulheres a buscarem os espaços de poder até então ocupados pelos homens. Conheça as homenageadas do vereador Tabosa.

Thelma Fernandes Mendes Nogueira Lopes

A homenageada é formada em Pedagogia e pós-graduada em Gestão de Projetos, tendo uma vasta carreira no serviço público. Na Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) exerceu os cargos de Assessora de Projetos, Superintendente Administrativa e Secretária-Adjunta. Atualmente é Chefe de Gabinete da Prefeitura de Campo Grande.

Dalva Gonçalves De Oliveira

Nascida em Glória de Dourados é servidora pública municipal há 29 anos, sendo destes 24 atuando em escolas públicas municipal e 5 na diretoria executiva do Sindicato dos Funcionários e Servidores municipais de Campo Grande, empenhando-se na luta pela valorização do servidor público municipal.

Além da sessão solene alusiva ao Dia das Mulheres, a Câmara Municipal organizou uma série de eventos na semana para promover e igualdade e fomentar a diversidade feminina em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher, mostrando a força e a capacidade da mulher nos negócios, na cultura, etc, numa grande rede de apoio ao empreendedorismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui