Conheça os três hábitos japoneses que o vão ajudar a ser mais feliz no dia a dia

0
12

Shinrin-Yoku, Ikigai e Omotenashi são as três palavras que se referem às três práticas japonesas que lhe trarão maior felicidade

Embora hoje o Japão não esteja entre os países mais felizes do mundo, possuem um manual de felicidade que nem todos os seus cidadãos seguem. Se o fizessem, provavelmente enfrentariam a sua vida cotidiana de uma forma muito diferente.

As três palavras-chave deste manual, publicadas pela revista Telva são: Shinrin-Yoku, Ikigai (o sentido da vida) e Omotenashi.

Shinrin Yoku

Shinrin-Yoku ou “banho na floresta” é uma prática japonesa que convida ao retorno à natureza como fonte de bem-estar e felicidade. Shinrin-Yoku consiste em caminhar por entre árvores para estimular os sentidos.

Estar em contato com a natureza é muito benéfico tanto para a saúde física quanto mental. Se mora na cidade procure um parque ou jardim perto de sua casa para poder sair e passear por lá. É fundamental que durante estes passeios se concentre em desfrutar da natureza, não aproveitando para, por exemplo, olhar para o telemóvel ou ouvir música. Se você aproveitar e passear todos os dias por lugares cheios de natureza , notará que sua mente se acalma e aos poucos essa tranquilidade vai-se transformando em alegria.

Ikigai

Ikigai é encontrar o equilíbrio entre a sua paixão, a sua vocação, a sua missão e a sua profissão. Alcançar este equilíbrio não é de forma alguma uma tarefa simples. Há pessoas que passam a vida inteira tentando atingir esse objetivo. Ter clareza sobre esses quatro pilares que sustentam a sua vida lhe trará muita felicidade.

Omotenashi

Omotenashi está intimamente relacionado com a hospitalidade, mas uma hospitalidade que deixa feliz não só quem a recebe, mas também quem a oferece. Na prática, combina uma cortesia incomparável e o desejo de manter a harmonia e evitar conflitos, por isso para muitos define um estilo de vida, toda uma cultura. Omotenashi é uma atitude baseada no altruísmo, utilizando o máximo dos nossos conhecimentos e recursos para satisfazer os outros. Portanto, praticar diariamente a bondade e a generosidade também é uma fonte incessante de felicidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui